O que faz parte da vida de um povo?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A religião ou tradição religiosa faz parte da vida de um povo. Cultura você já deve saber, é o jeito ou o modo de ser de um povo. Em outras palavras, tudo o que o povo acredita, valoriza, respeita, transmite, ensina, canta, dança e comemora, faz parte da cultura.

Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.

A formação da população brasileira
São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

Identidade Social
Este, designa o sentimento de pertencimento à determinado grupo social e vai sendo construindo através das interações sociais que os indivíduos desenvolvem durante a vida. Interessante notar que pertencemos a diversos grupos sociais por exemplo, a família, o trabalho, a religião, dentre outros.

No caso da busca da Identidade do Brasil e do brasileiro, esses fatores aparecem de maneira bastante marcante. Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.

Cerca de 84% dos habitantes do Brasil vivem na zona urbana e apenas 16 % na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960 a maior parte da população brasileira vivia no campo. Esta migração da população do campo para cidade – o chamado êxodo rural – ocorreu de forma acelerada no Brasil.

Resposta verificada por especialistas. O conceito de povo está associado a um grupo de pessoas que apresentam as mesmas tradições e falam o mesmo idioma. Um povo pode ser diferenciado de outro a partir das diferenças culturais e linguísticas que cada um deles apresentam.

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

No Brasil, esse documento é a carteira de identidade ou Registro Geral (RG), um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão.

A família ocupa agora o primeiro lugar em um ranking que inclui ainda estudo, trabalho, religião, lazer, casamento e dinheiro.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

Os índios são como nos referimos aos povos originários que habitavam no território nacional antes da chegada dos portugueses, em 1500.

A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Já povo é conjunto de pessoas que são oriundas de determinado local, independentemente de onde esses indivíduos vivam atualmente. Por exemplo, um brasileiro que mora nos Estados Unidos faz parte do povo brasileiro, mas não da população do Brasil. Em outras palavras, ele nasceu no país, porém mora em outro lugar.

Nasce espontaneamente a partir do povo. São manifestações que refletem a identidade cultural e os valores de uma comunidade.

É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

Cultura e identidade são pertinentes, pois cultura não só é um produto da vivência dos homens, é também um processo dessa produção. E identidade é constituída sempre em uma certa relação com o onde o homem está situado~ nessa relação o homem se define.