O que faz os pontos abrirem?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da pressão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo quadros de tosse ou espirros frequentes podem levar à essa situação.

Se a ferida cirúrgica abrir, é importante manter o local limpo, protegido e procurar o seu cirurgião o mais rápido possível. Dependendo do tipo de cirurgia e da quantidade de pontos abertos, a deiscência pode se tornar grave.

O que fazer se os pontos abrirem? Como já falamos, a abertura dos pontos é uma situação grave e precisa ser acompanhada pelo cirurgião ou profissional habilitado, como enfermeiro(a) especialista (estomaterapeuta). Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure ajuda o mais rápido possível.

Que cuidados devem ser tomados? Não lave a área por 24 horas após as suturas. Após este período, começe a lavar o ferimento cuidadosamente com água quente e sabão líquido uma ou duas vezes ao dia. Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Você deve começar pela zona onde se encontram os pontos de sutura e ir “pintando” até o lado externo. Desta forma respeita-se a esterilidade da ferida, se fizer de fora para dentro as bactérias são arrastadas para dentro pelo lado aberto.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização. Você pode fazer isso com uma toalha macia ou uma gaze.

Folhosos verdes. As folhas verdes, como escarola, espinafre e couve são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o aumento de fibroblastos – células do tecido conjuntivo -. Desta forma, esses alimentos auxiliam no preenchimento dos tecidos e aumento do colágeno.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Pequenos sangramentos podem ocorrer, não se assuste pois isto é normal, apenas deite com as pernas elevadas e comprima o local por 10 minutos. 7. Caso tenha pontos na virilha e/ou tornozelo deverá realizar troca diária deste curativo limpando com soro fisiológico e antisséptico.

É normal sair secreção após a cirurgia? É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Alimentos industrializados
Isso ocorre devido à gordura trans que inflama as artérias. Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente. Durante esse estágio de cicatrização, você pode sentir inchaço, vermelhidão ou dor enquanto a ferida cicatriza.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

O PHMB (Polihexametileno de Biguanida) também pode ajudar no processo de cicatrização.