O que faz o vulcão entrar em erupção?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Conforme as pedras do manto derretem, se transformam em magma. Quando ele chega à superfície, através da crosta externa da Terra, libera gases. Se tiver muito magma entre o manto e o vulcão, a liberação dos gases aumenta a pressão, que, por sua vez, leva à erupção.

Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos.

Vulcões formam-se por meio do acúmulo de magma no interior da Terra, em áreas de contato das placas tectônicas. Essas placas estão sobre o magma, parte viscosa do manto responsável pelo movimento desses imensos blocos rochosos.

Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

Quando a pressão exercida por eles é maior do que a crosta terrestre pode suportar, ela se rompe e a lava é jogada para fora, como uma enorme fonte de fogo. Quanto maior a pressão dentro dos bolsões de magma, tanto maior será a força de efusão da lava - essa pode jorrar com tanta força que atinge quilômetros de altura.

Só que o magma está sempre em movimento: quando em camadas mais altas, ele esfria e desce, e o inferior, mais quente, sobe para câmaras magmáticas cada vez mais perto da superfície. Neste movimento, pode causar tremores de terra e gerar escape do magma em erupções de lava.

A pessoa provavelmente não afundaria de imediato, mas entraria em chamas rapidinho e seria completamente cremada — e, depois, engolida pela lava.

Um fenômeno geológico atraiu milhares de pessoas para o litoral de São Paulo. Há quem diga que no Brasil não existam vulcões. Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo.

Os vulcões fornecem um suprimento constante de minerais para a topografia circundante e fertilizam a terra que os rodeia. Embora uma grande erupção primeiro devaste a terra imediatamente ao redor, a erupção vulcânica fornece cinzas carregadas de minerais para enriquecer o solo.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

A erupção vulcânica, ao ser provocada pelo acúmulo de pressão quando há movimentação das placas, acaba gerando uma descarga de energia e, então, a ascensão do magma. Dependendo da intensidade que ocorrer essa erupção pode resultar em possíveis tremores na superfície, ou seja, os terremotos.

Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.

2º- Erupção vulcânica: Coloca-se no interior do vulcão (garrafa) água até meio, 3 colheres de sopa de detergente, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e corante q.b. Seguidamente junta-se vinagre até se obter a erupção vulcânica.

Mauna Loa

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo. Após 38 anos adormecido, o gigante acordou, no final de 2022.

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí. Este vulcão sozinho cobre metade de toda a ilha.

Existem aproximadamente 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Sim, pois em outros planetas do Sistema Solar também existem vulcões. Anualmente, em nosso planeta, cerca de 70 vulcões entram em erupção.