O que faz o sorvete cristalizar?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A gordura do leite cristaliza quando congelada e mantém o seu sabor e aroma.

A cristalização geralmente acontece no inverno por conta das baixas temperaturas. Para descristaliza-lo, basta colocar a embalagem em banho maria até 45º por 15 minutos para voltar a liquidez sem perder as propriedades.

Existem dois tipos de emulsificantes que são comumente usados em sorvetes: monoglicerídeos e diglicerídeos. Os monoglicerídeos são tipicamente usados em menor quantidade, pois podem fazer com que o produto final seja muito macio.

Emulsificante no preparo de mousses e sorvetes
Você vai notar que a massa parece aumentar de volume e render mais, isso acontece por causa do aumento de bolhas de ar, que também deixam a mousse mais macia, lisa e homogênea.

Como evitar a formação dos cristais de gelo
Para então evitar que o alimento forme os blocos de gelo e perca seu gosto, a primeira dica é que retire o máximo de ar possível. Quanto menos ar estiver em contato com o alimento melhor vai ser seu congelamento, e menos gelo vai se formar.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

Para conseguir a cremosidade necessária use creme de leite, leite de coco e até mesmo gemas na lista de ingredientes. Isso irá garantir que o sorvete ganhe a cremosidade necessária e fique na textura perfeita. E experimente outros tipos de ingredientes como frutas, biscoitos e caldas!

É um aditivo que promove a elasticidade, melhora a textura e dá maciez à massas. O seu uso mais conhecido é no preparo de sorvetes, mas você pode utilizar também em receitas de bolos, panetones, glacês, recheios e até mesmo chantilly.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

3- Fique atento ao descongelamento
Esses fatores podem descongelar seu produto e depois disso a chance de que ele cristalize é alta. Quando descongelado e congelado novamente o açaí perde sua cremosidade, tornando-se um produto com cristais de gelo e de difícil manejo e, portanto, difícil de formar “bolas”.

Atualmente, o sorvete é feito basicamente com água (presente na composição do leite ou das frutas incorporadas à receita), adoçante (açúcar ou xarope de milho), leite e gordura de leite – a responsável pela textura macia desta sobremesa.

Quer saber o segredo? A dica é contar com dois ingredientes que são trunfos para que qualquer receita de bolo, pão ou sorvete seja bem-sucedida: liga neutra e emulsificante.
...
Há também outras aplicações, como:

  1. chantilly;
  2. merengue;
  3. suspiro;
  4. creme inglês.

O sorvete deve ser firme, sem ser duro, para que possa ser manejado com uma concha ou espátula. Não é desejável que o sorvete apresente consistência elástica, ao ser retirado com uma concha ou colher. Deve ser cremoso, não aguado, nem áspero, de forma que espalhe facilmente na boca, dando uma sensação aveludada.

Em sobremesas congeladas, a maltodextrina associada com goma de celulose previne a formação de grandes cristais de gelo durante o processo de congelamento e controla a cristalização, e em sorvetes formulados fornece maior viscosidade e menor incorporação de ar à massa.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

Qual a quantidade de emulsificante que pode ser usada? A quantidade para sorvetes e cremes é uma dosagem de 8 a 10 gramas por litro.

Lecitina de soja na indústria alimentícia
A lecitina de soja é um emulsificante natural, e isso já a coloca como um dos principais ingredientes para a indústria.

1) Verifique a temperatura do freezer
A temperatura ideal para se armazenar o sorvete artesanal é entre -18°C e -20°C. Isso para que ele mantenha sempre a excelente textura que conhecemos.

Em alguns casos, seu freezer pode apresentar formação de gelo, isso acontece quando há infiltração de umidade pela porta. Se essa for a causa, basta verificar se há objetos atrapalhando o fechamento completo da porta e reorganizar os alimentos. Persistindo a formação de gelo, agende uma Visita técnica.

Para recuperar o sorvete basta colocar mais ou menos 100, 150 ml de leite integral fervido ainda quente e bater na batedeira até que fique homogêneo. A cremosidade e o sabor do sorvete voltam ao seu pote como num passe de mágica!

A Liga Neutra Saborama pode ser adicionada aos demais ingredientes da receita, enquanto o Emulsificante Saborama, deverá ser acrescentado e batido por último.