O que faz o som do trovão?

Perguntado por: alima . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre. O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo.

Os trovões são nada mais do que fenômenos sonoros que são gerados a partir de movimentos de cargas elétricas em nossa atmosfera. E assim como todos os sons, eles também são propagados através de vibrações sonoras. Tudo o que captamos através de nossos ouvidos é resultado de vibrações sob a forma sonora no ambiente.

os hebreus interpretavam praticamente o trovão, dizendo ser a voz do Senhor (Jó 37.2 – Sl 18.13 – is 30.30). o trovão era para eles o símbolo do poder divino (Sl 29.3), e da vingança (1 Sm 2.10 – Ap 8.5).

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.

Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque. Portanto, é sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Os raios geram temperaturas muito elevadas, de forma que as massas de ar ao seu redor são expandidas com o aumento brusco de temperatura. Ao se expandir, as massas de ar quente chocam-se com outras mais frias, o que resulta em um enorme barulho. Esse som intenso é denominado de trovão.

condutividade: cargas elétricas preferem se movimentar em materiais mais condutores. Portanto, quanto maior a condutividade elétrica do material, maiores as chances de ele ser acometido por um raio.

Como saber se vai cair um raio em você? Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.

Xangô

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e os trovões resultam da expansão de massas de ar aquecidas pelos raios.

"Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida", diz Martinho.

João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, foi a cidade com maior incidência de raios em todo o estado em 2022, com 303.751 raios. O levantamento foi feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica. Aliás, não é recomendado usar o celular na tomada, independentemente do tempo lá fora.

Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Um banho de chuva é ideal para liberar o estresse e a tensão do corpo. Isso ocorre porque a água fria ativa os receptores da pele, que enviam mensagens ao cérebro para que ele tranquilize o corpo e a mente. Logo, o banho de chuva pode ser um aliado para amenizar estresse, tensão, ansiedade e tristeza.