O que faz o retículo endoplasmático liso?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios.

A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas. As células acinosas do pâncreas e os plasmócitos são exemplos de células ricas nesse tipo de organelas.

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.

A síntese de lípidos começa no retículo endoplasmático liso, é o maior local onde os lipídios de membrana são sintetizados em células eucarióticas. Lipídios são sintetizados no meio aquoso do citosol, embora alguns lipídios sejam sintetizados em associação com outras membranas.

Resposta verificada por especialistas
Enquanto o retículo liso é encarregado da produção de lipídeos e hormônios, o retículo rugoso ou granular, que é composto por um agrupamento de vesículas achatadas, e é assoviado a ribossomos, é responsável pela síntese se proteínas.

O Retículo Endoplasmático Não Granuloso é responsável pela síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides.

retículo endoplasmático liso

Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.

Enzimas digestórias e membranas do lisossomo são produzidas no retículo endoplasmático e posteriormente transferidas para o complexo golgiense para que sejam processadas. Alguns lisossomos surgem, por meio de brotamento, a partir da face trans do complexo golgiense.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas no retículo endoplasmático e também por secretar as macromoléculas produzidas por ele próprio, como a pectina.

Presentes em diversos alimentos, de origem animal ou vegetal, as moléculas de gordura, também chamadas lipídios ou lípidos, fornecem energia ao corpo humano, além de contribuírem para a absorção de algumas vitaminas, entre outras funções orgânicas.

Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.

Os baixos níveis de lipídios podem ser causados por anomalias genéticas raras ou outros distúrbios. A pessoa com essas anomalias genéticas pode ter fezes gordurosas, redução do crescimento e incapacidade intelectual.

Resposta. Resposta: Atuam na produção de lipídios; - Auxiliam no processo de desintoxicação do organismo; - Armazenam e produzem substâncias; - Atuam no processo de transporte de substâncias para as células.