O que faz o queijo inchar?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O estufamento ou inchaço nos queijos se dá em função da produção de gás no interior que ao bater com os dedos na casca produz um som oco bem característico. Ao corte, observa-se uma massa rendada repleta de pequenos olhos arredondados ou irregulares. O sabor e o aroma também ficam alterados.

A utilização de uma dose incorreta de coalho ou a escolha de um coagulante inadequado também pode causar o sabor amargo em queijos. Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos.

Geralmente, ocorre nas primeiras horas depois da produção e sua causa está relacionada com a proliferação de bactérias produtoras de gás, que estão normalmente presentes no leite cru.

Grande parte do inchaço excessivo em embalagens de alimentos ocorre pelas altas taxas de produção de gás no interior dos pacotes, geradas por bactérias relacionadas a diversos tipos de comidas.

A lata estufada pode indicar multiplicação de micro-organismos termofílicos ou termotolerantes (que resistem a altas temperaturas), com produção de gás. Geralmente, os gases são gerados por bacilos ou clostridios produtores de esporos.

Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

Uma das possíveis causas pode ser o excesso de coalho ou a alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa. Trata-se de um defeito simples e, entre os demais, o mais fácil de ser corrigido, basta ajustar a quantidade de coalho e a temperatura de aquecer a massa.

Causas: o coalho está velho ou foi guardado em condições não adequadas; a temperatura do leite pode estar acima ou abaixo da recomendada para ocorrer a coagulação; o coalho foi diluído em água quente; o cálculo da quantidade de coalho não está correta; o leite pode ter sido misturado com o colostro; o leite foi ...

O queijo, quando dentro de sua embalagem, inicia um processo de acidificação, que pode ser por ação do fermento lácteo ou de outras bactérias. Essa reação o torna mais desmineralizado e poroso, contribuindo para a liberação natural de soro.

1. Em uma panela aqueça 1 litro de leite até 60 ºC, retire a panela do fogo, adicione 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã (ou suco de limão), volte a panela ao fogo e reaqueça o leite até coagular (+/- 1 minuto).

Os queijos frescais, muitas vezes têm pouco ou nenhum tempo de maturação, queijos macios ou meia cura estão prontos para consumos entre 2 semanas e 2 meses enquanto que os queijos duros têm tem um período mais longo de envelhecimento, que pode ir de meses até 2 anos ou mais.

Contaminação: olhaduras de coliformes fecais
Os furinhos, quando pequenos e em muita quantidade, são um dos sinais de contaminação bacteriana. E do pior tipo: por coliformes fecais (bactérias presentes em grande quantidade no intestino de animais e humanos, que ao ingeridas pode causar graves problemas de saúde).

Você já deve ter prestado atenção nas diversas olhaduras - mais conhecidas como 'furinhos' - presentes nos mais diversos tipos de queijos.

A caixa de leite estufada é um claro indício de contaminação microbiológica acontecendo dentro da embalagem. Se consumido, o produto pode causar intoxicação alimentar e até levar a óbito.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Pesquisei e vi que caixas de leites estufadas são indícios de contaminação microbiológica durante a produção do leite e, se consumidas, podem causar intoxicação alimentar e levar a óbito, dependendo da bactéria.

Se você tem gases após tomar leite, provavelmente, você tem algum nível de intolerância à lactose. Entenda o que acontece no seu organismo neste caso. A má digestão da lactose pode ser sentida pelo nosso corpo em forma de desconforto na barriga após o consumo de leite e derivados, como queijo e iogurte.

O problema é que esse rompimento que pode provocar uma reação de corrosão, contaminando o produto. Além disso, o impacto pode causar microfissurras na lata, deixando a comida desprotegida.

Uma vez dentro da lata fechada (sem oxigênio), as bactérias começam a decompor a matéria orgânica e produzem gases como excremento, o que acaba estufando as latas. Por isso, latas estufadas são um forte indício de que está contaminado com a bactéria e devem ser descartadas.

Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. Deixar por 48, 72 ou mais horas.

QUEIJOS DUROS
Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto.