O que faz o preço da ação subir?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Como em qualquer outra negociação, o preço das ações também é determinado pelo apetite dos compradores. Se existem muitas pessoas interessadas em pagar por uma ação de determinada empresa, o preço dela vai subir.

Preço das ações
Porém, para além da oferta e da demanda, existem outros fatores que influenciam o preço de uma ação. Primeiramente, o preço é definido no momento em que a ação é colocada na bolsa. Nessa hora, a empresa oferece suas ações por determinado valor. Este é o primeiro fator de definição.

Com isso, é comum que surjam dúvidas sobre quem é o responsável por definir a cotação de negociação a cada momento. Nesse sentido, é a lei da oferta e procura o mecanismo central que determina qual será o preço de negociação das ações.

De maneira geral, quando a economia vai bem, a bolsa de valores atrai mais investimentos e os ativos se valorizam. Se a economia vai mal, os investimentos caem e os papéis, em geral, se desvalorizam.

Na minha visão, o investidor deve comprar uma Ação quando ele enxergar motivos relacionados ao negócio, o que se converte em uma oportunidade. É necessário que essa motivação possa ser claramente identificada por ele mesmo e explicada para uma terceira pessoa.

Valorização das ações
Isso significa que, independente do histórico passado da empresa, uma ação se valoriza quando os investidores esperam que o futuro daquela empresa seja melhor. O valor da ação sobe quanto mais os investidores aumentam seu otimismo em relação ao futuro da empresa.

De forma resumida, o principal motivo para essa oscilação constante no preço das ações é a lei da oferta e da demanda, ou seja, o número de pessoas querendo comprar ou vender uma ação. Esse é um dos motivos pelos quais as ações são consideradas investimentos de alto risco.

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

Despesas fixas e variáveis; Lucro que se espera alcançar; Valores que a concorrência pratica.

Até 77% de lucro e retorno do investimento em 4 anos
Para se ter uma ideia, o número foi 3 vezes maior que o lucro líquido total de 2022 (R$ 18 milhões). Segundo os analistas, parte desse resultado se deve ao aumento de 26% na emissão de documentos oficiais, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O preço da ação é formado pelos investidores do mercado que, dando ordens de compra ou venda de ações às Corretoras das quais são clientes, estabelecem o fluxo de oferta e procura de cada papel, fazendo com que se estabeleça o preço justo da ação.

Uma das formas mais comuns de se ver se uma ação está “barata” é observar o seu P/VPA, ou seja, o preço por ação dividido pelo valor patrimonial por ação. Esse indicador mostra quanto os investidores estão pagando por cada real dos ativos residuais da empresa.

Preço justo é o valor intrínseco de um ativo. Ou seja, é o preço ideal para ser pago por uma ação ou outro ativo. Se a ação vale menos que seu preço justo, há uma oportunidade; se custa mais, o investidor estará comprando-a por um valor mais alto do que ela vale.

Quando o Ibovespa está em alta, pode-se entender, de forma geral, que o momento é positivo para o Mercado de Capitais brasileiro, ou seja, as empresas estão crescendo, suas ações estão se valorizando e quem as contém está, provavelmente, satisfeito – bom momento para vender ativos.

Ou seja: quando os investidores estão comprando mais um ativo e dispostos a pagar mais por ele, os preços sobem. Se a maioria resolve vender suas posições e a oferta supera a demanda, os preços tendem a cair. “A bolsa é como uma feira. Se tem muita gente querendo vender os papéis, o preço recua.

Enquanto o investimento em renda fixa, por exemplo, dá retorno de cerca de 1% ao mês, ações podem render 2% ou mais.