O que faz o polvo muda de cor?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Em animais como polvos e lulas, a mudança de cor ocorre quando músculos regulam o tamanho e a posição de estruturas em formato de “sacos” contendo pigmentos, presentes na derme.

Segundo os especialistas, alguns disparos neuronais do lobo óptico dos polvos fazem com que seus cromatóforos, que são as células que contêm pigmentos, se tornem ativos durante o período de descanso. Assim, os animais mudam de cores e padrões como se estivessem acordados, reagindo a algo que sentem, por exemplo.

Além disso, os polvos têm a capacidade de autotomia dos seus membros, ou seja, conseguem “soltar” seus braços quando se sentem ameaçados, distraindo o predador enquanto fogem, semelhante ao que as lagartixas fazem com suas caudas. O local logo se regenera e o molusco volta a ter um novo braço.

Os polvos, por exemplo, possuem cromatóforos, que são células especializadas na mudança de cor e que permitem ao organismo modificar e adquirir a coloração do ambiente.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Ao se sentir ameaçado, o polvo libera uma tinta, como meio de defesa; além de poder se camuflar, mudando a cor visível e a sombra de sua pele.

Quando esses animais a utilizam, uma nuvem de tinta é liberada na água, por meio de um ducto ligado ao ânus e conectado e aberto na base do sifão, servindo como uma manobra para confundir um eventual predador.

Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos.

No caso da lula, a maior estratégia de defesa é a fuga: a lula é tão rápida e ágil quanto os peixes! Mas ela também pode disparar jatos de tinta que dificultam a ação dos predadores. Além disso, é capaz de mudar de cor graças às células de pigmentação presentes em todo o corpo, chamadas de cromatóforos.

As lulas são capazes de mudar de cor e até de textura graças às células de pigmentação presentes nos seus tentáculos, chamados de cromatóforos. As lulas são grandes caçadoras, tendo em seu cardápio pequenos peixes, camarões, caranguejos e outras lulas.

Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

polvos

Eles têm vários corações
Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Para fugir dos predadores, os polvos podem nadar rapidamente, utilizando jatos de água, ou lançar tinta na água, de modo a confundir seus predadores. Os polvos apresentam capacidade de mudar a cor do seu corpo, uma característica que atua na defesa, reprodução e comunicação.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.