O que faz o piercing inflama?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O piercing inflamado pode ocorrer quando há alguma alteração no processo de cicatrização. Normalmente, causa dor, inchaço, vermelhidão e pode ocorrer acúmulo de secreção.

Em alguns casos, o corpo pode rejeitar a joia por causa de uma alergia. É possível reconhecer a reação alérgica pelos seguintes sintomas: sensação de queimação, coceira intensa, urticária ou uma secreção amarelada em volta do local. Vá ao hospital ou a um dermatologista para fazer um teste de alergia.

Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico; Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo; Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.

Quando o piercing inflama é necessário retirar? SC: “Deve ser retirado se o tratamento local orientado não melhorar, ou se for avaliado pelo médico e utilizou antibiótico oral e anti-inflamatório sem melhora da inflamação e infecção.”

Retire o piercing para higienizar o local
Se a região estiver levemente inflamada, é recomendado limpar a pele em volta do piercing com uma gaze umedecida em soro fisiológico e, em seguida, desinfetar a área com o produto indicado por seu médico.

A dor original do piercing deve passar dentro de mais ou menos dois dias, no mesmo momento que o inchaço começar a diminuir. É normal que essa dor provoque ardência, queimação ou sensibilidade. Se ela durar mais do que dois dias ou se piorar, pode ser um sinal de infecção.

Uma compressa fria vai reduzir o inchaço ao redor do piercing, o que pode ajudar a combater a infecção. Nunca aplique gelo diretamente sobre a pele, pois isso pode causar danos ao tecido. Cubra a pele com uma camada de pano ou toalha antes de aplicar a compressa. Visite ou ligue para o local onde você fez o piercing.

Não limpe o piercing mais do que duas vezes por dia.
Talvez você ache que quanto mais limpeza, melhor. Porém, lavar a pele em excesso pode provocar rupturas, fazendo a cicatrização demorar mais.

Quando perceber que está inflamado (dor, inchaço, vermelhidão e calor no local), pode ser necessário o uso de um produto anti-inflamatório. Nestes casos, são normalmente usadas pomadas com corticoides.
...
Algumas opções são:

  1. Bepantol® Baby / Derma Creme Multirrestaurador. ...
  2. Bepantol Sensicalm® ...
  3. Dersani Original®

Sem vermelhidão, dor e casquinhas
Um piercing totalmente cicatrizado não tem mais o aspecto avermelhado do piercing que foi feito a pouco tempo, também não há mais presença de dor e muito menos formação de casquinhas.

Quando a perfuração é superficial, ela fecha com muita facilidade, expelindo o piercing. Pode haver rejeição também quando o tamanho, o material e o peso do piercing não são comportados pelo local do corpo escolhido para a perfuração.

A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço). Não utilizar cosméticos em cima da perfuração!

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Preciso tomar nimesulida para inflamação no meu piercing. Tem algum problema caso contraio coronavirus? Mais seguro usar dipirona ou paracetamol.

Os benefícios da compressa são indispensáveis pra sua perfuração! Existem 2 tipos de compressas de soro fisiológico, a fria e a morna. O soro fisiologico hidrata a pele e a compressa FRIA diminui o fluxo sanguíneo no local o que faz com que ajude a desinchar, além de causar um efeito analgésico, diminuindo o incomodo.

10 dias

A Drª Christiane explica que o tempo de cicatrização vai depender do local onde o piercing foi colocado, mas, em geral, demora entre sete a 10 dias. “Durante esse período, forma-se uma casquinha em volta do furo que não deve ser retirada de jeito nenhum.

Isso porque, inicialmente, o nosso corpo manda estímulos nervosos que geram uma sensação de dor e conforme a inflamação acontece a tendência é que o corpo tente combate-la. Então, essa dor se transforma em apenas uma coceira. Sendo assim, é completamente normal o piercing coçar.