O que faz o ouro ficar vermelho?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

mas por que o ouro fica vermelho? Assim como a prata e as semi joias, o ouro pode sofrer alterações na cor e no brilho por conta da oxidação, quando entra em contato com o ar, a luz e a umidade.

Os metais em geral costumam escurecer devido a uma reação química bem comum, chamada oxidação. O ouro é considerado um metal nobre justamente por ser mais resistente à oxidação, mas mesmo o rei dos metais pode oxidar com o passar do tempo.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Prepare uma pasta com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio; Retire a joia da água e com a ajuda de um pano, esfregue a peça; Tenha cuidado para não danificar o ouro; Pronto!

A bela e distinta cor do ouro rose é criada pela mistura do ouro puro (naturalmente dourado) a uma liga de prata e cobre. Mas o principal responsável pela coloração é o elemento cobre, que em determinadas dosagens possibilita variações de tonalidade do ouro, que vão do vermelho intenso ao rosa mais suave.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

Aplique vinagre na superfície e observe se muda de cor.
Segure seu objeto de metal firmemente em uma mão ou coloque-o sobre uma mesa. Coloque algumas gotas de vinagre sobre o objeto. Caso as gotas mudem a cor do metal, o objeto não é ouro puro. Caso a cor permaneça igual, é ouro puro.

As manchas em joias de ouro podem surgir quando em contato com agentes abrasivos (cosméticos, produtos de limpeza, ácidos), água do mar e piscina (por causa do cloro).

Bem, vamos começar esclarecendo uma coisa: o ouro, um elemento natural, é amarelo. Ele e o cobre, que é vermelho, são os únicos metais coloridos da natureza. Todos os demais, como a prata, o paladium ou a platina, são branco-acinzentados.

O ouro puro (24k) quando extraído da natureza tem sempre um tom de amarelo bem vibrante. Por ser muito maleável é preciso adicionar a ele outras ligas metálicas que dão resistência às joias. O ouro 18k nada mais é que 75% puro e 25% de outras ligas metálicas.

Limpar ouro com Detergente de Coco ou neutro
O detergente neutro é bom, mas o de coco é ainda melhor, pois ele consegue ser ainda mais neutro. Basta colocar a peça em uma vasilha com água e algumas gotas do detergente, deixando-as de molho por 15 minutos e depois esfregar com uma escova de dente com cerdas macias.

Ouro Amarelo, ou apenas Ouro
O ouro amarelo 18K é a liga mais famosa da joalheria, principalmente por preservar, com relativa fidelidade, a cor original do ouro: um dourado reluzente, inconfundível e não encontrado em nenhum outro metal.

Amarelo é a cor mais clássica de ouro e também a mais vendida e utilizada nas Joalherias do mundo. É a cor mais cara, pois em sua composição é acrescentada paládio que é um metal tão nobre quanto o ouro, por este motivo que a joia com ouro branco tem valor mais alto.

A aspirina efervescente pode ajudar a remover a oxidação das suas joias. Pegue um copo de água e coloque duas aspirinas efervescentes dentro. Mergulhe suas joias na mistura e deixe-as repousar por cerca de 10 minutos. Ao remover as peças, não haverá mais vestígios de oxidação!

Água com sabão
Esse é o método mais clássico e simples. Coloque a sua joia de ouro por 10 minutos em um banho de sabão. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova de dentes e enxágue com água.