O que faz o motor esquentar?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Carro esquentando é problema de radiador? O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador.

Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava.

Para detectar uma junta queimada basta utilizar um testador de vazamento de compressão, este aparelho detecta através do uso de ar comprimido vazamentos no motor.

Mas se o carro ferveu, dois cuidados: primeiro, não abrir imediatamente o reservatório da água, para evitar de recebê-la fervendo no braço ou na mão; e se o nível estiver abaixo, evitar de jogar imediatamente água fria no sistema, pois o choque térmico pode danificar alguns dos componentes do motor superaquecidos.

Se ele está aceso, então há problemas com superaquecimento. O vazamento de água em tom de cor azul ou vermelho no chão também é outro sinal de que o motor está com altas temperaturas. Além disso, é preciso ficar atento aos seguintes sinais: barulho da ventoinha quando o carro está ligado, além de fumaça saindo do capô.

De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.

Um dos sinais de que o motor fundiu é a instabilidade do veículo. Se durante a condução o motor começa a trepidar, fica engasgando ou apresenta falhas, é hora de ir até a sua oficina mecânica de confiança. 2. Verifique os reservatórios de água e óleo regularmente.

O sistema de arrefecimento tem a função de resfriar o motor, mantendo-o numa temperatura entre 90 a 100 graus Célsius – faixa considerada ideal. Assim, o veículo continua operando sem problemas gerados pelo superaquecimento.

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor.

Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta. Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

É perfeitamente normal que a água do radiador baixe com o tempo. Evaporação e pequenas perdas no sistema acabam acontecendo com o uso do dia-a-dia, portanto é normal ter que completar o nível do radiador de tempos em tempos (que em carros mais novos deve ser feito com fluido adequado, não com água).

Quando a junta do cabeçote está queimada, os principais sintomas são: Sobreaquecimento do motor: a temperatura média do motos começa a subir mais do que o normal, ou seja, acima dos 90 graus.

O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.

O sensor de temperatura é a peça que envia o sinal ao módulo, para que a ventoinha seja acionada.

Como explicado acima, a ventoinha tem a função de evitar o superaquecimento do motor. Ela faz isso garantindo o resfriamento do veículo quando este está no trânsito ou após ser desligado, então ela pode ficar ligada até 10 minutos após você desligar o carro.

SENSOR DA TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO COM DEFEITO: SINTOMAS

  1. Aumento da rotação de marcha lenta.
  2. Elevado consumo de combustível.
  3. Dificuldades na partida.

Quanto custa para consertar um motor fundido? O reparo de um motor fundido pode custar até 50% do valor do automóvel.