O que faz o maxilar cair?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O deslocamento da mandíbula é causado ocasionalmente por uma lesão, mas normalmente é causado pela abertura excessiva da boca (por exemplo, ao bocejar, morder um sanduíche grande, vomitar ou durante um procedimento dentário).

Disfunção temporomandibular com inflamação no maxilar
As disfunções temporomandibulares são geralmente causadas por apertamento noturno dos dentes, traumas diretos e indiretos, hábito de roer unhas, lápis e morder tampas de caneta por exemplo.

Em caso de deslocamento da ATM, o paciente deverá procurar o médico, dentista ou pronto-socorro imediatamente para colocar a articulação de volta no lugar. O paciente poderá ser encaminhado para um cirurgião bucomaxilar para tratamento.

Olá, o retorno a função mastigatória depende do procedimento cirúrgico que foi realizado no seu maxilar e da sua evolução, geralmente nos caso onde há necessidade de consolidação óssea pode levar em media 5 semanas para retorno da função de mastigação.

O especialista na articulação temporomandibular, além de ser o dentista especialista em ATM, também pode ser chamado de especialista em dor orofacial ou ser um cirurgião bucomaxilo.

realizar massagens na área do maxilar, a fim de reduzir a tensão muscular; fazer acupuntura e quiropraxia; utilizar protetores noturnos, conforme recomendação do dentista; evitar o estresse.

Sentir o maxilar estalando é algo comum entre as pessoas, provavelmente, você já sentiu o seu estalar pelo menos uma vez na vida. Por mais que seja comum, não é normal, e por ser sintoma de sérios problemas deve ser observado com cuidado. Pois, esse sintoma pode estar atrelado a alguma disfunção na ATM.

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

Uma opção válida para quem deseja mudar o contorno da mandíbula e não gosta de agulhas são os exercícios orofaciais. Eles devem ser feitos com o acompanhamento de um fonoaudiólogo que passará uma rotina de treino para fortalecer todos os músculos da face.

Deslocamento de disco articular: causa dores e ruídos na articulação, além de travamentos e movimentos assimétricos na mandíbula; Desordens inflamatórias da ATM: provocam a degeneração dos ossos que compõem a articulação, causando dores, ruídos, alterações da mordida.

Quem tem Disfunção da ATM pode acabar deslocando a mandíbula, uma questão mais difícil de resolver do que tratar os sintomas mais simples. Por isso, é importante não demorar para procurar um Cirurgião Bucomaxilofacial. Entenda mais um pouco sobre a doença!

Há outros fatores prévios ou concomitantes ao estalo que sugerem haver alguma disfunção na ATM. Dificuldade para fazer alguns movimentos, dor na mandíbula, zumbido no ouvido, dor de cabeça e tensão no pescoço são evidências de que a visita a um cirurgião-dentista se faz necessária.

Sendo assim, essa pergunta pode ter inúmeras respostas, mas há quem diga que o custo médio da cirurgia ortognática é entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado.