O que faz o jenipapo fica azul?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A reação espontânea de aminas primárias, incluindo proteínas com genipina, um dos iridoides constituintes do jenipapo, forma um pigmento azul, que é uma mistura de polímeros de alto peso molecular.

O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. A fruta que é semelhante ao figo, chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. A polpa aromática, de sabor ácido e cor amarelo-pardacenta é utilizada no preparo de compotas, doces, xaropes, bebidas, refrigerante e licor.

Da polpa do fruto verde do jenipapo se extrai um líquido que a princípio parece água, mas que em contato com o ar se oxida e vira uma tinta entre azul escura e preta. Com ela, os índios se pintam e adornam objetos. É essa qualidade que derivou o nome jenipapo, do tupi-guarani, “fruto que serve para pintar”.

Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.

O corante azul brilhante pertence ao grupo dos trifenilmetanos e é descrito quimicamente pela fórmula C27H34N2Na2O9S2. Sua composição é sintetizada a partir de hidrocarbonetos aromáticos derivados do petróleo. Seu espectro de absorção de luz é de 629 nm e a sua aparência é a de um pó azul na tonalidade royal.

A cor azul é abundante no céu e nas águas, mas não entre os organismos vivos. Em aves é resultado da forma como as penas filtram a luz branca e refletem luz azul, não pela presença de pigmento. Entre os minerais, pigmentos azuis muitas vezes contêm metais que podem ser tóxicos. Nas plantas, é uma cor ainda mais rara.

Além de dicas para uma boa pintura na parede, você também confere uma mistura de corantes para fazer o tom azul-índigo. Nesse caso, basta utilizar uma combinação de pigmentos azul e preto em uma base branca. Mexa tudo muito bem para incorporar e evitar manchas em sua pintura.

Eucalipto arco-íris

À medida que o eucalipto arco-íris envelhece, aparece um conjunto de manchas multicoloridas na casca do seu tronco. Isto está na origem do seu nome e é o que torna esta árvore tão interessante.

Segundo ela, a tinta é extraída do jenipapo verde coado para retirar a massa. Depois disso, o líquido é misturado com o carvão. O procedimento leva aproximadamente uma hora. O desenho é colocado no corpo com um espinho.

Uma característica positiva sobre o consumo do Jenipapo é que todas as partes do fruto podem ser aproveitadas, segundo a nutricionista. É possível, por exemplo, usar a raiz para preparar o chá que atua como laxante. A casca tem ação diurética, e as sementes podem ser utilizadas no preparo do suco.

Assim, quanto mais verde o jenipapo, mais forte a cor vai ficar. Um fruto médio rende, em média, meio copo de corante que logo depois da extração é levemente esverdeado, mas reage em contato com o ar e se torna azul ou verde.

Por conter ótimas quantidades de fibras, o jenipapo aumenta o tempo de digestão, diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos. Assim, esse fruto ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes.

Na medicina caseira, o jenipapo apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras e faringite. As folhas têm propriedades contra diarreia e sífilis. As frutas, por sua vez, podem ser usadas para tratar anemia, icterícia, asma e problemas do fígado e baço.

O corante azul indigotina é um produto utilizado para colorir artificialmente qualquer fabricação, sejam elas de bebidas, salgados ou até mesmo doces. O azul indigotina é capaz de atribuir diferentes tons de azul, dependendo da quantidade utilizada.

Você também pode usar outras hortaliças para fazer o corante alimentício verde de forma natural. Chá matcha, menta, salsinha ou algas nori são opções interessantes que valem o experimento.