O que faz o hodômetro?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

O que é o hodômetro de um veículo? O hodômetro de um automóvel é um contador que mede a distância percorrida, e eles normalmente estão indicados no painel do carro com a palavra “ODO” que significa a distância total e “DST” que significa a distância parcial do veículo.

Para o proprietário que altera o hodômetro e realiza a venda diretamente ao comprador, a conduta pode ser enquadrada no crime de estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa. Art.

O odômetro está normalmente no painel do veículo, marcando os quilômetros rodados. Odômetro também pode ter outras funções, além de veículos, por exemplo, existe um instrumento semelhante que também marca o número de voltas de uma manivela ou borboleta.

Por exemplo: se o plano de manutenções determina que elas sejam realizadas a cada 10 mil km e quatro revisões já foram efetuadas, o painel deverá indicar mais de 40 mil km rodados. Caso o hodômetro informe um número menor do que esse, é sinal de que o equipamento pode ter sido adulterado.

Para regularizar a situação da quilometragem será necessário apresentar o laudo cautelar bloqueado, caso seja constatado que o bloqueio do laudo se deu devido a erro de coleta na quilometragem do laudo anterior ou ao reinício da contagem do hodômetro.

Qual é a função do manômetro? O manômetro é a ferramenta utilizada para medir a pressão dentro de um sistema de pulverização. Ele informa a real pressão de trabalho no momento da aplicação. Por meio dela, é possível identificar a vazão e o diâmetro da gota.

Na km livre, como o próprio nome diz, é possível andar à vontade com o veículo alugado, sem se preocupar com a distância percorrida ou com o pagamento por km rodado. Na km controlada, você vai pagar pelas diárias + um valor por cada km rodado.

Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União uma resolução que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.

Segundo profissionais ouvidos pela reportagem da Rádio Gaúcha, diminuir o número de quilômetros rodados custaria entre R$ 70 e R$ 100.

Em 1775, o inventor Benjamin Franklin instalou um odômetro em sua carruagem. Mas foi só em 1903 que o também inventor norte-americano Arthur Pratt Warner criou o odômetro que conhecemos.

Odômetro

Odômetro é aquele equipamento no painel do carro que mede os quilômetros rodados desde que ele saiu da linha de montagem. A aferição do odômetro pode ser mecânica ou digital.

O hodômetro é um equipamento que mede a distância total percorrida por um veículo, desde que saiu de fábrica, ou seja, quantos quilômetros ele rodou ao todo. Esse dispositivo pode ser encontrado no painel do automóvel, perto do indicador de velocidade. Vale destacar que o hodômetro pode ser analógico ou digital.

Carros que rodaram muito por estradas de terra, asfalto defeituoso e ruas de pedra tendem a precisar de manutenção mais cedo, por isso podem não ser uma boa opção se tiverem alta quilometragem. Além disso, carros que já sofreram algum tipo de colisão ou acidente também podem ser fonte de dor de cabeça.