O que faz o fio esquentar?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

A temperatura do cabo está relacionada ao seu isolante, onde temos basicamente duas linhas. I- 70°C em regime permanente, 100°C em caso de sobrecarga e 160°C em curto-circuito. É o caso do PVC e do não halogenado. II- 90°C em regime permanente, 130°C em caso de sobrecarga e 250°C em curto-circuito.

Porém, na verdade, não é nada normal. Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

E assim, o melhor protetor térmico para cabelo de 2023 é o Leave-In Nutritive Nectar Thermique da marca Kerastase. Isso porque, ele possui ótimos resultados de hidratação, leveza e brilho nos fios. E tem textura creme, atuando como leave-in para uso após lavagem.

Dependendo da intensidade da corrente conduzida, os fios devem ter uma espessura apropriada: maior corrente significa a necessidade de usar fios mais grossos. Um fio mais fino também significa uma dificuldade maior para a corrente passar, ou seja, uma certa resistência.

A etiqueta de identificação nos produtos deverá indicar, claramente, a seção do produto (mm2), a norma vigente (NBR), o selo do INMETRO, o logo da certificadora e, principalmente, o número do registro do produto com validade (este pode ser confirmada no site do INMETRO).

Quando um fio de metal é aquecido, não é apenas a resistividade que muda; o comprimento e a área do fio também são afetados. De acordo com a equação , as três grandezas devem ser levadas em consideração ao calcularmos o efeito da temperatura sobre a resistência. Se a temperatura varia de , qual é a variação percentual.

Se os seus fios são bem finos, use a chapinha entre 150 e 160 graus. Já para os fios mais grossos, você pode ajustar a temperatura para até 200 graus.

Fio esquentando no disjuntor é sinal de alerta! Ao notar que existe um ponto de aquecimento na conexão dos disjuntores, convém entrar em contato com um eletricista.

Ocorre quando os condutores estão atuando em carga normal abaixo do limite. Neste condutor, será necessário ligar um aquecedor de 2000 watts em tensão de 127V, tendo que resistir a uma tensão de aproximadamente 16A.

O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.

A tensão dos dois precisa ser compatível, ambos devendo ser de 110v ou 220v. Apesar da tensão padrão para residências no Brasil ser de 110v, é provável que exista uma tomada de 220v destinada à instalação do aparelho.

Creme de pentear com protetor térmico é a melhor opção para usar antes da escova. Para a alegria de quem ama o efeito do creme de pentear nos cabelos, o produto pode, sim, ser usado antes da escova.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Óleo pode ser protetor térmico e finalizador
Para um resultado mais duradouro, os termoprotetores devem ser aplicados nos cabelos limpos e ainda úmidos e depois secos ao natural ou com secador para depois usar a chapinha.

Ainda sim recomendamos a proteção térmica. Embora o uso não seja prolongado, esta prática pode ser contínua e qualquer ação térmica aplicada aos cabelos com frequência causa danos. O protetor cria uma barreira que protege seu cabelo do calor, evita a perda de água, facilitando a escova, proporcionando maciez e brilho.

Pode passar o protetor térmico no cabelo seco? Pode. Se você tiver secado os fios naturalmente, por exemplo, e quiser usar modelador ou chapinha, aplique o protetor térmico antes de passar as ferramentas no cabelo.

O protetor térmico tem uma ação de cerca de duas horas. Portanto, se você aplicou o produto nos fios, mas depois de duas horas vai usar algum aparelho de calor nele ainda, reaplique o protetor.