O que faz o ferro enferrujar?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Em ligas de aço, cujo ferro é o principal componente, sofrem corrosão com o passar do tempo quando expostas ao oxigênio e água, ocorrendo desta forma a formação da ferrugem. A ferrugem é uma mistura de hidróxidos de ferro hidratados e óxidos, visto que as principais espécies químicas desta mistura são: Fe3O4 - Fe2O3.

Uma das melhores maneiras de evitar que superfícies de ferro enferrujem é criando uma camada de proteção entre o metal e o oxigênio — o que pode ser feito por meio da pintura das peças. A tinta esmalte é a mais usada para prevenir a oxidação.

Na verdade o único metal que enferruja é o ferro. O processo de degradação de um metal pode envolver: Oxidação, Corosão ou Ferrugem. A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro.

A ferrugem é a oxidação do ferro que acontece por meio da proximidade de metais ferrosos com o oxigênio liberado pela água, quando isso acontece, aumenta o número de hidróxido de ferro.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

A presença da água favorece a formação da ferrugem porque possui íons dissolvidos, o que facilita o fluxo dos elétrons.

Ferro forjado ou fundido enferrujará mais facilmente. Coloque um pouco de ácido clorídrico em uma garrafa plástica. Esse ácido é fácil de encontrar em pequenas quantidades nas lojas de ferragens, muitas vezes denominado ácido muriático. Com cuidado, despeje mais ou menos 60 ml em uma garrafa de plástico resistente.

Em ambiente natural, o oxigênio é a principal causa da corrosão uniforme de aços e outros metais e ligas. A reação anódica no processo de corrosão é sempre a reação de oxidação.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

Por isso, veja a seguir algumas ações cruciais para evitar a oxidação do ferro!

  1. Evite contato com água.
  2. Não expor o material à umidade do ar.
  3. Cuide do local em que ele será armazenado.
  4. Galvanize os objetos.
  5. Mantenha os objetos sempre limpos.

A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente.

Aplique produto para evitar ferrugem
Os cristais de sílica-gel ajudam em componentes pequenos. Há quem recomende também bicarbonato de sódio, zarcão e tinta anti-corrosiva. A tinta claramente aplica uma camada por cima que protege o material da peça ou ferramenta. Dessa forma, a exposição será menos danosa.

O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante.

Assim, podemos entender porque a palha de aço enferruja mais rápido que o prego: ela possui maior superfície de contato com o oxigênio do ar, o que acelera a reação de oxidação.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Alguns dizem que a prevenção é o melhor remédio, e uma camada de tinta ou óleo pode atrasar os processos de oxidação. Outros são adeptos das soluções caseiras, e receitas com vinagre branco, bicarbonato de sódio e até óleo de coco são as mais populares – mas não necessariamente eficazes!