O que faz o corpo produzir melanina?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Dentro dos melanócitos, a produção da melanina é realizada pelas organelas (os “órgãos das células”) chamadas de aparelho de Golgi. Essa organela contém uma enzima chamada tirosinase, que é responsável por oxidar o aminoácido tirosina. Nesse processo, a tirosina se transforma em pigmento melânico – a famosa melanina.

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele. A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele. A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.

Antocianinas Inibem a Produção de Melanina, Atuando Sobre o Clareamento Cutâneo.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!) que merece entrar no seu cardápio é o cobre.

" A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira". Mas não pense que é só comer certos alimentos e fim da história.

O primeiro é a alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina. O envelhecimento também leva à redução da produção do hormônio.

A radiação ultravioleta B estimula a produção de mais pigmentos causando o bronzeado tardio 48-72 horas. O número de melanócitos não aumenta, porém crescem o tamanho e atividade das enzimas. A principal função do pigmento melânico é a proteção das células da pele da radiação ultravioleta.

Intercalar a exposição é suficiente para ativar a produção de melanina, pigmento que protege a epiderme dos raios UV e de cânceres. Danos provocados na pele pelo Sol são comprovados pela ciência, como os melanomas, câncer com alta incidência mundial.

Esfoliação: o melhor caminho para uma pele macia e saudável
Essa vitamina auxilia a produção de melanina, que, por sua vez, aumenta a pigmentação na pele, dando não só um bronzeado natural como também aumentando a proteção natural da pele contra os raios ultravioleta".

Hipolabor ensina: 5 remédios que ajudam a tirar manchas da pele

  1. Pycnogenol. De origem natural, o Pycnogenol é também um suplemento alimentar que age reduzindo a velocidade com a qual o organismo envelhece, trazendo diversos benefícios para a pele. ...
  2. Hidroquinona. ...
  3. Melawhite. ...
  4. Ácido retinoico. ...
  5. Teína.

vitamina C

De acordo com a dermatologista, um dermocosmético com vitamina C, quando oxida, pode ficar com uma coloração mais escura, próximo ao marrom.

vitamina C

A vitamina C reduz a produção da enzima tirosinase, responsável pela produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, mas que também pode gerar distúrbios pigmentares e manchas. Assim, essa vitamina consegue clarear os melasmas e manchas de sol, além de reduzir as imperfeições causadas pela acne.

Também para ajudar na hora de se bronzear, um suco com beterraba é uma ótima opção, pois o betacaroteno que ela possui ajuda na ativação da melanina no corpo. Para isso, misture ½ beterraba, com ½ cenoura orgânica mais 2 copos de suco de laranja integral. Se quiser pode adicionar uma colher de sopa de mel e gelo.

vitamina B5

Muitos estudos também têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa substância no dia a dia é essencial.

Quando se está exposto ao sol, a síntese deste pigmento nos melanócitos é ativada. Isto evitará danos nos núcleos celulares da epiderme e que queime a sua pele. A sua produção é o que faz a sua pele escurecer à medida que se bronzeia.

A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.