O que faz o conselheiro de uma associação?

Perguntado por: lbonfim2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Conselheiro deverá informar aos demais membros de seu colegiado sobre outros Conselhos dos quais faça parte, inclusive de organizações do terceiro setor, verificando-se assim, possíveis conflitos de interesse e a disponibilidade de tempo para o bom desempenho de suas atribuições.

A Diretoria é o órgão responsável por toda administração da associação, composta de seis (06) membros: Presidente; Vice-Presidente; I Secretário; II Secretário; I Tesoureiro; II Tesoureiro.

O curso, composto de 4 módulos de 16 horas, proporciona ao participante contato, oportunidade de discussão e vivência de situações pertinentes à Governança, Finanças, Risco, Compliance e Gestão Estratégica das organizações. Ao final, o participante obterá o Certificado de Formação para Conselheiro.

O Conselheiro Eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, precisa superar o senso comum e o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços de ação social com criatividade e perseverança. Para ser um conselheiro eficaz deve incorporar em suas ações o compromisso com o bom resultado.

Em um relatório recente do IBGC, denominado "Remuneração de conselheiros em empresas de capital fechado", foram divulgados dados sobre a remuneração dos conselheiros consultivos no Brasil. Nesta pesquisa, mais de 26% dos participantes recebem entre R$5.000 a R$10.000 ao mês.

Os conselheiros e as conselheiras devem ter habilidades em lidar com situações que exigem postura de respeito às diversidades. É necessário conhecer a legislação específica e, principalmente, ter conhecimento das demandas desses grupos sociais.

O conselheiro se arrisca a ver trazido por seus aconselhados, problemas que lembram suas próprias inseguranças e deve estar sempre atento observando, considerando e corrigindo, quando necessário, as verdadeiras motivações que o levam ao exercício de aconselhar.

O ideal é que, para aceitar o convite, a pessoa tenha sua vida financeira resolvida, não apenas pela potencial perda de renda, mas, principalmente, para garantir a independência de opinião necessária ao desempenho do conselheiro.

Diretoria. Também denominada de Diretoria Executiva, é o órgão responsável pela administração da associação, podendo ser composta por apenas um presidente, bem como por diversos diretores (financeiro, administrativo, secretário, de projetos, técnico etc.), a depender do tamanho e volume de atividades da entidade.

Eleita pela Assembleia Geral, a diretoria é o órgão administrativo e executivo da associação.

A associação é uma pessoa jurídica de direito privado, com personalidade legal própria. Os diretores são aqueles que possuem competência e autorização para representar a pessoa jurídica. A regra é para que a responsabilidade pelos atos praticados em nome da pessoa jurídica seja suportada por essa.

Existem três tipos diferentes de conselheiros: os conselheiros internos, externos e independentes.

Eles são capazes de trabalhar com regras e as vêem como uma ferramenta importante. Porém odeiam regras que limitam ou desencorajam o crescimento das pessoas. Tendem a ser perfeccionistas e gostam de trabalhar em projetos que iniciaram. Podem se interessar em gerenciar tarefas complexas, usando recursos com sabedoria.

Significado de Conselheiro
substantivo masculino Pessoa que dá conselhos; quem aconselha, orienta, dá direcionamentos a outrem; aconselhador, guia.

Em média os conselheiros de administração dedicam 157 horas por ano em sua atuação por conselho, enquanto os conselheiros consultivos empregam 131 horas.

Os conselheiros têm agora maior responsabilidade sobre a administração e maiores riscos pessoais, não apenas ligados a seus bens pessoais como também à sua reputação.

O que é um conselho consultivo? Conselho consultivo é um órgão colegiado de governança corporativa responsável por apontar caminhos para o crescimento e a valorização da empresa em médio e longo prazo. Em suma, é uma comissão de aconselhamento externa à empresa.