O que faz o cliente não comprar?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Os quatro principais motivos que fazem as pessoas não realizarem compras de produtos e serviços são relacionados à falta de desejo, falta de necessidade, não sentir urgência na compra e não ter condições financeiras para aquisição.

Problemas com o atendimento
Os problemas com atendimento são um dos principais motivos para seu cliente não voltar mais ao seu estabelecimento. E existem diversos problemas relacionados: a) Falta de atenção com o cliente: Isso é algo que tem se tornado comum e motivo de várias reclamações por parte dos clientes.

A crise hídrica, alta do dólar e também preços dos combustíveis são alguns dos fatores que impactam direta e indiretamente os preços altos das mercadorias e poder de compra da população.

Valor alto do frete, preços elevados e a falta de credibilidade da empresa são os principais motivos da desistência. Em 2021, 62% dos consumidores desistiram de uma compra pela web ou aplicativo em razão de uma experiência ruim durante o processo de aquisição de um serviço ou produto.

Como chamar o cliente de volta?

  1. Utilize os dados do CRM a seu favor;
  2. Saiba o perfil dos clientes inativos;
  3. Melhore seu relacionamento com estes clientes;
  4. Envie mensagens personalizadas;
  5. Esclareça os benefícios do retorno;
  6. Seja visto para que seja lembrado.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Contudo, quando o cliente diz que vai pensar, isso significa que o real motivo da objeção não foi identificado pelo profissional. Ele está conectado a um dos seguintes pilares: dinheiro, credibilidade, urgência e autoridade.

Esses fatores podem ser sociais, culturais, pessoais e até mesmo psicológicos. Além disso, o comportamento de compra do consumidor também pode ser influenciado pela opinião de pessoas ao seu redor, conhecidas ou não, a respeito da marca e dos produtos ou serviços oferecidos.

O cliente grosseiro provavelmente já teve uma experiência ruim com a empresa e se sente prejudicado. Ele não perde a oportunidade de reclamar, de dizer que está com a razão ou de discutir por qualquer coisa. O QUE FAZER: A melhor forma de lidar com ele é se manter firme, sério e ignorar os comentários rudes.

Algumas dicas para quebrar o gelo e conquistar a confiança do cliente:

  1. Fale sobre ele;
  2. Chame-o pelo nome;
  3. Faça um elogio honesto e sincero;
  4. Coloque-se sempre no lugar dele;
  5. Anote tudo.

Para isso, organizamos um passo a passo de como despertar o desejo de compra no cliente.

  1. Quem está disposto a se mover agora. ...
  2. Sinais de urgência. ...
  3. Explore os sinais dos clientes. ...
  4. Forma como você faz as perguntas. ...
  5. Leve a conversa para a zona do negócio. ...
  6. Não deixe nada subentendido.

O motivo de isso acontecer é a inflação, que nada mais é do que o aumento dos preços dos produtos e serviços que impactam o nosso dia a dia, pois significa que perdemos o poder de compra da moeda.

Crise hídrica e fenômenos climáticos em 2021, que alongaram períodos de secas e cheias, também afetaram a produção de alimentos e energia elétrica, diminuindo a oferta de produtos no mercado.

Desejos inconscientes e sociais no processo de compra
Como se pode notar, são muitos os fatores que influenciam uma compra, incluindo também elementos cognitivos, como motivação, memória, valores. Isso sem falar das características individuais, tais como idade, classe social, nível cultural, estilo de vida, renda.

Abaixo, alguns exemplos de quebra de objeções.

  1. 1 – Entenda a objeção antes de propor solução. ...
  2. 2 – Procure fazer o cliente confiar em você ...
  3. 3 – Mostre que o seu produto dará certo para o cliente. ...
  4. 4 – O cliente precisa entender que ele conseguirá implementar.

7 ideias incríveis para atrair novos clientes

  1. Invista em um atendimento de excelência. ...
  2. Treine os seus colaboradores. ...
  3. Desenvolva parcerias. ...
  4. Participe de eventos. ...
  5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio. ...
  6. Conecte a sua empresa a um marketplace. ...
  7. Invista em estratégias de inbound marketing.

As 7 formas de atrair mais clientes são: procurar e implementar parcerias, fazer networking em eventos, investir no Linkedin, confiar em embaixadores para sua marca, explorar seu website, fortalecer a imagem da sua marca e fazer promoções e gerar valor continuamente.

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Pegue a folha de papel em branco e escreva aquilo que você deseja: atrair mais clientes, mais vendas, mais dinheiro. Depois disso, cubra o pires com sal grosso e coloque as folhas de louro na parte lateral do prato, fazendo um círculo.