O que faz o cabeçote trinca?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas.

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

Quando falamos da junta do cabeçote queimada, há um processo de superaquecimento no motor aliado a perda de potencia. Problemas no próprio sistema de arrefecimento também podem gerar o aquecimento do motor.

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

baixo nível de líquido de arrefecimento
Com alto aquecimento, pode causar danos ao cabeçote. Ao perceber estes sintomas, um mecânico deve ser procurado. Entretanto, alguns problemas podem danificar as peças de tal maneira que se faz necessário trocar diversos componentes o motor, incluindo o cabeçote.

Nesse sentido, o motor retificado precisa ser amaciado e existem muitos mitos sobre essa questão. Porém, as montadoras incluem nos manuais as determinações de quilometragem necessárias para cada modelo, o que geralmente varia de 500 km a 1500 km rodados.

Fumaça branca constante no escapamento
Porém quando o motor atinge sua temperatura de trabalho e a fumaça branca continua sendo emitida pelo escape pode ser sinal de presença de líquido de arrefecimento na combustão. Este defeito se dá pelo mesmo motivo do anterior, má vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.

Isso ocorre quando a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é deficiente. Ou seja, pode indicar menos oneroso problema nas juntas ou até mesmo um cabeçote empenado. E esse segundo pode resultar em uma retífica.

Geralmente, quando seu veículo passa dos 200.000km, é recomendado realizar a retífica do motor.

Possíveis causas na queima da junta de cabeçote

  1. Possíveis causas na queima:
  2. 01 – RUPTURA DO ANEL DE CILINDRO E/OU QUEIMA.
  3. 02 – DESLOCAMENTO OU FALTA DE MATERIAL.
  4. 03 – DEFORMAÇÃO NAS PASSAGENS DOS PARAFUSOS.
  5. 04 – DEFORMAÇÃO NAS PASSAGENS DE ÁGUA E ÓLEO.
  6. 05 – AUSÊNCIA DE MARCAS.
  7. 06 – RUGOSIDADE EXCESSIVA.

Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta. Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade.

Água baixando no radiador, é normal? Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.

Só a troca da peça podeser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazera retíficado cabeçote. Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote.

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.

Caso perceba fumaça em excesso saindo do escapamento, é bom ficar atento, pois também pode indicar sérios problemas na junta do cabeçote. Se a fumaça for branca, não há razão para desespero. Mas, se notar uma fumaça preta saindo, inclusive depois que o motor esquentar, procure o mecânico o mais rápido possível.

água e óleo não devem se misturar, muito menos no seu motor. Quando ocorre água no óleo do motor, as consequências podem ser desastrosas. Você poderá ter problemas com os cilindros e danificar os rolamentos do virabrequim, além, claro, causar rachaduras no bloco do motor.