O que faz o bico injetor entupido?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 24 de maio de 2023
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O que causa o entupimento dos injetores de combustível é a presença de carbono, combustível velho e resíduos. Em outras palavras, esse tipo de problema na injeção eletrônica ocorre quando há acúmulo de resíduos tão grande que atrapalha o fluxo livre de combustível para o motor.

Em boa parte dos casos, os sintomas se resumem a uma irregularidade de funcionamento do motor em marcha lenta, falhas durante a aceleração e dificuldades na partida. No entanto, a situação pode se tornar bem mais grave se o tratamento for muito postergado.

Vamos aos procedimentos. Casos mais sérios de entupimento podem ser resolvidos com álcool isopropílico e a execução de outro ciclo de limpeza. Existem kits que forçam a entrada do álcool através dos bicos para limpá-los.

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c).

Quando o motor falha ou engasga, perdendo o rendimento, esses são indícios de que os bicos injetores estão entupidos ou sujos (alternativa A).

Existe uma discussão entre especialistas quanto à necessidade ou não de limpar o bico injetor. A rigor, os bicos injetores não precisam, nem devem ser limpos com frequência, embora sejam fundamentais para o funcionamento do carro. Em teoria, esse tipo de componente é considerado uma peça autolimpante.

a obstrução completa e o carro vai gerar falhas vai perder potência vai aumentar o consumo e muito mais outro ponto é se você utiliza um combustível de baixíssima qualidade ou seja um combustível adulterado ou então mistura coisas ao tanque de combustível.

a base aí para você ter noção de quanto dura um bico injetor. quando. chegar mais ou menos essa. meta aí de 150 mil km é bom estar verificando todo o bico todo o componente dele testando.

O que estraga a injeção eletrônica? O bico ejetor de combustível, quando entupido ou sujo, pode trazer dores de cabeça ao condutor – portanto, é preciso estar alerta ao seu funcionamento. Ele é o motivo para que a maioria dos problemas na injeção eletrônica afetem o motor do veículo.

Conselhor para manter os bicos injetores limpos

  1. Use aditivos de limpeza. Você pode comprá-los e adicioná-los manualmente ou usar combustíveis que os incluam em sua composição. ...
  2. Não circule com o tanque na reserva. ...
  3. Troque o filtro de combustível periodicamente. ...
  4. Cuidado com as rotações por minuto (rpm).

Geralmente, é um serviço barato, podendo variar de R$ 140,00 até R$ 200,00, mas, fique de olho! Alguns mecânicos somente colocam o aditivo no tanque. Isso não e limpeza de bico! Isso é tratamento para evitar a carbonização dos bicos!

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

gasolina

No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, pois auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.

Ler o manual do proprietário
Geralmente, o filtro de combustível precisa ser trocado a cada 10.000 km. Essa troca garante que o filtro não transmita as impurezas para os bicos injetores.

Dilser destaca que, geralmente, os problemas que exigem a limpeza dos bicos ocorrem em carros de alta quilometragem, com cerca de 100 mil quilômetros.

Atualmente existem dois tipos de bico injetor, eles podem ser multiponto e monoponto. O multiponto corresponde a um sistema em que cada cilindro possui um bico injetor. Já o monoponto, corresponde a um sistema montado em um único bico, esse tipo era utilizado em veículos mais antigos.

Teste de equalização
Os bicos são acionados em conjunto, seguindo a ordem de injeção do motor durante 1 minuto, no final do teste todas os recipientes devem conter a mesma quantidade de fluido de teste, provando que o sistema esta equalizado, ou seja, todos os bicos possuem a mesma vazão por pulso.

Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.