O que faz o bebê nascer grande?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

É possível que o recém-nascido seja grande porque os pais são grandes ou porque a mãe tem diabetes ou obesidade. O médico tira medidas do abdômen da mãe e utiliza ultrassonografia para tirar medidas do feto para ajudar a calcular o peso do feto.

Entre os riscos envolvidos caso o bebê maior para idade gestacional esteja próximo do tempo certo de nascimento, as 40 semanas, alguns estão concentrados na hora do parto. “Como ele provavelmente vai ter mais de 4kg, isso pode gerar mais problemas na passagem de canal de parto, podendo ser indicada a cesárea.

1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação. 2O peso da mulher durante e até mesmo antes da gestação influência diretamente no peso do bebê. 3Comer muito faz com que o bebê ganhe peso, porém é preciso manter uma alimentação saudável.

Por isso, é preponderante que todas as mulheres que tiveram bebês com peso elevado (acima de 3500 a 4000g) reabilitem os músculos do assoalho pélvico após o parto, mesmo se não tiverem apresentado lesões aparentes no assoalho pélvico e ainda que não tenham queixas, como incontinência urinária.

Bebês como o Gael se encaixam dentro do quadro de uma condição chamada macrossomia, que abrange recém-nascidos com mais de 4kg.” De acordo com especialistas, bebês gigantes podem sim ser frutos da sua herança genética, caso a família apresente uma estatura além do convencional.

O peso considerado normal para um bebê ao nascer varia entre 2.500 a 4.200 gramas. Um bebê é dito ter baixo peso ao nascer quando pesa menos do que estes valores de referência ao nascimento, independentemente da idade gestacional, seja ele prematuro ou não.

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

Bebês com mais de 50 cm e acima de 3,5 kg são considerados atípicos. Normalmente, nascem pesando entre 2,8kg e 3,5kg. Apesar de ter sido acompanhada durante a gestação, o tamanho de Manuela pegou todos de surpresa.

Meninos ficam mais tempo no útero, afirmam estudiosos suecos. Segundo a pesquisa, os meninos são mais propensos a esticar sua estada no útero do que as meninas, mas as razões para que os bebês do sexo masculino demorem mais a nascer ainda não foram identificadas.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana. O termo 'comer por dois' durante a gravidez é um mito que não deve ser seguido. Basta um aumento de 200 a 300 kcal por dia na dieta para que a gestante consiga atingir a meta de 0,5 kg por semana.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Sinais de aproximação do trabalho de parto
queda do ventre; saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina; contrações uterinas dolorosas e frequentes; alterações no colo do útero (dilatação);

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.