O que faz o avião fazer a curva?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

como o avião faz curva. o avião faz curva através do movimento de 2 superfícies. o aileron que são aquelas linhazinhas. ficam lá na ponta da asa grande. que mexe pra cima e pra baixo. eles mexem de maneira desproporcional.

Esse é o efeito chamado de sustentação. As velocidades do ar em cima em embaixo da asa também ficam ainda maiores, gerando mais sustentação, quando o aerofólio é “embicado” mais para cima, ou em termos técnicos, quando o “ângulo de ataque” é aumentado.

Por ter empuxo vetorado, isto é, um sistema onde suas turbinas apontam para baixo (dica do leitor Juliano Lisboa), ele consegue manter a sustentação através do equilíbrio entre a potência de suas turbinas e a quantidade de ar fluindo por ele.

Para controlar sua posição e sustentação durante o voo, os aviões precisam de velocidade, de altitude e de alguns ângulos, principalmente o de ataque. Essa angulação, até certo limite, proporciona mais sustentação e pode ser observada em aeronaves cujo nariz está “apontado” para cima.

Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.

Para começar, o avião voa por conta dos impulsos gerados pelo formato das suas partes (por exemplo: asas, turbinas e pás). O voo também acontece graças aos caminhos que o ar percorre pela aeronave, gerando diferenças de pressão.

12.192 metros

Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante. Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde.

Ao voar em níveis de voo mais elevados, o avião encontra um ar mais rarefeito. Isso faz com que seja necessário menos combustível para realizar a queima dentro do motor. É que com menos moléculas do ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.

Por causa disso, a pressão pelo ar embaixo da asa é maior do que a exercida em cima dela. Outra lei que explica a capacidade de voar do avião é a famosa 3ª lei de Newton, a Lei da Ação e Reação.

Quando o piloto puxa o manche, ele movimenta o profundor e o avião levanta o nariz. Ao movimentar o manche para a direita, ele aciona o aileron e o avião inclina para direita (baixa a asa direita). Existem três tipos de manche, que cumprem a mesma função.

Por causa da Lei da Inércia! O planeta Terra gira a uma velocidade constante de 1.675 km/h. Todos nós estamos girando com ele na mesma velocidade angular e na mesma direção. Assim como num avião em pleno voo, não somos empurrados para o fundo porque viajamos na mesma velocidade do veículo.

O avião ainda poderia se desfazer no ar caso a pressão causasse o descolamento de partes da fuselagem. Além disso, com a cabine despressurizada, todo o oxigênio seria sugado para fora e a temperatura interna cairia a níveis insuportáveis.

Sim, 20 horas voando, sem parar. Pois é isso que vai ocorrer em 2025, quando a companhia australiana Qantas iniciar os voos diretos entre Sydney e Londres e Sydney e Nova York, um plano que começou em 2017 e foi confirmado no início deste mês.

78 m/s

A velocidade final é de 78 m/s. Para saber o deslocamento total entre dois pontos você precisa saber a velocidade média entre esse dois pontos. A velocidade da decolagem não é de 78m/s, pois ela começa em 0, e a cada segundo aumenta em 1 m. Então a velocidade muda a cada segundo.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

O principal problema é a distância que um avião pode estar a qualquer momento do aeroporto mais próximo. Embora os aviões modernos tenham melhorado a questão da distância, isso não resolveu o voo sobre o Polo Sul.

O setor aéreo exige investimentos altíssimos. O preço de apenas um avião pode chegar a US$ 445,6 milhões (R$ 2,42 bilhões), como é o caso do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. Menor jato fabricado pela brasileira Embraer, o E170 custa US$ 46,3 milhões (R$ 252 milhões).

A média salarial de Piloto Comercial é de R$ 91.067 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Piloto Comercial em Brasil é de R$ 80.000, variando entre R$ 80.000 e R$ 80.000.

A vitória surge graças a dois fatores: um motor potente, que cria um impulso maior do que a resistência do ar, e a asas capazes de mantê-lo voando. É preciso criar impulso para a aeronave subir. Depois, as asas mantêm o avião no ar. Para decolar, o avião precisa das turbinas.