O que faz o abacate amarga?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Apesar de o mecanismo que torna o abacate amargo não estar ainda completamente compreendido, sabe-se que se deve à presença de umas substâncias chamadas de oxilipinas, que existem no abacate e que são sensíveis ao aquecimento.

- Para garantir o melhor resultado da sua guacamole, você tem que ter certeza que o abacate está no ponto ideal. Para saber, é necessário apertar sua casca e senti-lo macio. Se ele estiver muito maduro, perde sabor e escure fácil . Se estiver verde, fica com gosto amargo desagradável.

Além da aparência, o seu sabor também sofre alteração, tornando-se gradualmente mais amargo. O aumento da temperatura é um fator que acelera significativamente este processo. A exposição do abacate a temperaturas elevadas provoca alterações na sua composição que originam substâncias com sabor amargo.

A primeira recomendação para tirar gosto amargo da boca é bastante óbvia: escove os dentes. Além disso, higienize a sua língua. Outra dica de ouro é tomar bastante água. A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor.

Não há contraindicação no consumo do abacate, mas é uma fruta que apesar dos benefícios é bastante calórica. Por isso, deve ser apreciada com moderação. Há pessoas que podem ser alérgicas à fruta, mas costuma ser algo bastante raro.

Auxilia no processo de emagrecimento
Ou seja, o seu consumo traz a sensação de saciedade. Nesse sentido, o limão e suas propriedades desintoxicantes, aliadas às propriedades do abacate, se tornam uma excelente opção para quem procura reduzir as medidas.

O mesmo vale para um abacate cheio de açúcar. O resultado desse tipo de alimentação é que você quer sempre mais, gerando os vícios alimentares atuais e as consequências disso para a saúde, conforme descobriu uma pesquisa do Instituto Max Planck, na Alemanha. Então, fica a dica.

Como conservar abacate: Na geladeira ou na fruteira? “Quando ainda verde, convém mantê-lo fora da geladeira, envolto em jornal e ao abrigo da luz caso você queira que ele amadureça mais rapidamente. Após a maturação, o alimento poderá ser conservado no refrigerador”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Se o abacate estiver maduro, estará levemente macio. Se já tiver passado do ponto, estará muito macio (mas, lembre-se, a grossura da pele do abacate pode variar de acordo com o seu tipo). Caso a pele comece a se soltar da carne da fruta, pode ter certeza, ela já passou do ponto.

O Abacate Manteiga (Persea americana) é o mais doce e o mais cultivado no Brasil e tem como características frutos grandes com formato alongado, casca lisa e coloração verde. Seu nome é devido a sua polpa ter textura de manteiga e amarelada, macia e muito saborosa.

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

A formação de compostos de sabor amargo devido a oxidação da polpa de abacate pode estar as- sociada a sensação de menor doçura, visto que o teor de açúcar foi igual para todos os sorvetes. Isso reforça os indícios de alteração sensorial e perda de qualidade do sorvete.

Pode comer abacates verdes? Sim, certamente podes comê-los antes de estarem maduros. O sabor e a textura não estarão tão bons como nos abacates maduros, mas não precisa de se preocupar em estar a causar algum dano ao corpo.

Sabor : O sabor do abacate é extremamente suave e, devido ao alto teor de gordura da fruta (cerca de 30%) seu sabor pode ser comparado ao de cremes amanteigados. O adocicado é suave, o que permite que o abacate seja muito usado receitas em que o sabor salgado predomina.