O que faz movimentar as ondas do mar?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.

"A corrente de retorno ocorre quando há uma convergência de duas ondas. Nesse ponto de encontro, o volume de água vai ser maior, assim como a energia. Então, em vez da energia da onda se dissipar no espraiamento depois da arrebentação, ela retorna.

Se as ondas estiverem sendo forçadas pelo vento local, em poucas horas o mar se acalma. Já ondas mais longas, chamadas de swell, viajam milhares de quilômetros e dependem do vento que sopra longe da costa.

Por causa do Sol, as marés altas de um local ocorrem por volta do meio-dia e da meia noite. Devido à rotação da Terra e dos movimentos orbitais desta e da Lua, as marés vão ocorrendo cada dia em horários ligeiramente diferentes. O efeito combinado das marés causadas pela Lua e pelo Sol é chamado de maré luni-solar.

Esse aumento poderá causar estragos, segundo o painel, em áreas mais expostas, como as regiões costeiras e as ilhas. Isso por conta do derretimento da calota polar ártica. Há também a previsão de aumento nas incidências de ciclones e tempestades em zonas tropicais.

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

Uma onda quebra-se quando seu ponto mais alto choca-se com a areia, já próximo à costa. Isso ocorre graças à diminuição de sua velocidade, gerada pela refração e pela difração, fenômeno ondulatório relacionado à capacidade das ondas de contornar obstáculos.

As ondas do mar se formam a partir da ação do vento, que transfere parte de sua energia para a água, gerando ondulações. A força das ondas varia com a intensidade e a duração do vento: se ele é fraco ou dura pouco, a ondulação não ganha força para quebrar na costa.

Ponto mais fundo dos oceanos
Saiba que o ponto mais profundo do planeta é conhecido como Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas.

A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.

Por que algumas praias tem ondas e outras não? - Quora. As ondas variam em função de diversos fatores, mas o mais importante é o declive no solo marinho na costa, além do vento, que as impulsiona. Quanto maior o declive, mais curtas e altas as ondas (ex: praia "de tombo").

O Canhão divide a onda vem do alto mar em duas por causa da falha geológica. A parte da onda que percorre o canhão ganha muita velocidade. A outra parte que não passa pela falha segue também para a costa mas com menos velocidade. Perto da praia essas duas correntes se juntam e formam uma onda gigantesca.

Aplicativo emite alertas e permite navegar de forma segura em águas brasileiras. O Boletim ao Mar é um aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em conjunto com o Abrigo do Marinheiro e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho. Mais do que isso, você pode estar correndo risco.

Para onde vai a água quando a maré está baixa? Para algum outro lugar do planeta em que ela esteja alta. A quantidade de água nos oceanos permanece constante.