O que faz mal para o leite materno?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação, isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê, pode causar ...

Alimentação na amamentação

  • Refrigerantes, chás e café Fontes de cafeína, essa substância pode ser transferida para o leite materno. ...
  • Alimentos muito condimentados. ...
  • Alimentos gasosos. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Alimentos crus. ...
  • Leite de vaca e produtos lácteos. ...
  • Peixes e frutos do mar.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito. Alguns sinais de que seu bebê está mamando o suficiente são se: Ele produzir cerca de seis fraldas com urina e de duas a cinco com fezes por dia, até aproximadamente 6 semanas de vida.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.

Mas só porque o seu bebé parece estar sempre com fome e mama com muita frequência - talvez de 45 em 45 minutos - não pense que não tem leite suficiente. Os bebés precisam de mamar com frequência para iniciarem e desenvolverem a sua produção de leite durante este primeiro mês.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.

O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais. Muitos bebê fazem uma, duas ou três sessões de mamada na mesma mama para ficarem satisfeitos. Normalmente, quando o bebê tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece dormir no peito.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.