O que faz mal para a pele?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os alimentos industrializados e congelados são práticos para o dia a dia, mas, se consumidos em exagero, podem trazer problemas à saúde da pele. Por serem ricos em sódio, seu consumo estimula a retenção de líquidos e o inchaço. Ainda têm muito fósforo, que causa o envelhecimento precoce da pele.

Piores alimentos para a saúde da pele: embutidos
Alimentos como salame, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos. Essas substâncias promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

Peixes gordurosos, como o salmão, a cavala e o robalo são excelentes fontes de ômega 3, além de muitas vitaminas e minerais importantes, colocando-os entre os mais importantes alimentos para hidratar a pele e desfrutar de um organismo mais saudável.

Os doces estão sempre em primeiro lugar nas listas de alimentos tóxicos para a pele, mesmo que a maioria das pessoas não resista a uma boa fatia de torta ou barra de chocolate. O abuso do açúcar afeta as ligações proteicas e atinge a elasticidade da pele, tornando-a flácida.

6 coisas que você jamais pode fazer ao seu rosto

  1. Muita exposição solar. ...
  2. Não usar protetor solar suficiente. ...
  3. Bronzeamento artificial. ...
  4. Espremer espinhas. ...
  5. Usar produtos de limpeza facial muito fortes.

5 PRODUTOS QUE NUNCA DEVEMOS USAR NA PELE DO ROSTO

  • CREME NOTURNO DURANTE O DIA. Aplicar o creme noturno durante o dia para ter resultados mais rápidos é fria. ...
  • VINAGRE. ...
  • MANTEIGA VEGETAL. ...
  • SPRAYS E SHAMPOOS PARA O CABELO. ...
  • VITAMINA E PURA. ...
  • RECOMENDAÇÕES.

O que muitos podem ainda não saber é que o consumo exagerado de açúcar pode, também, ser prejudicial à pele. A pele que sofre glicação tem sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, e apresenta flacidez. Além disso, ela tem a aparência espessa e perde seu viço e luminosidade.

As principais frutas boas para a pele nas quais podemos encontrá-la são a laranja, morango, kiwi, melão, goiaba, uva, acerola, melancia e suco de limão¹. Ao investir em uma alimentação rica em frutas com vitamina C, você estará garantindo um maior efeito antioxidante dentro do seu corpo e combate aos radicais livres².

Faz bem para a pele – Usado em diversas composições de cosméticos por suas vitaminas e nutrientes, o leite ajuda a manter a pele macia, suave e brilhante.

Caseína e soro de leite são as proteínas do leite mais comuns que levam a uma alergia ao leite. Uma alergia ao leite pode causar reações na pele, como inchaço dos lábios, boca, língua, rosto ou garganta. Também pode causar urticária, erupção cutânea ou vermelhidão e coceira na pele ou nos olhos.

Beber pouca água afeta diretamente a nossa pele. O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele desidratada também. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele, visto que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas prematuramente.

O envelhecimento da pele acontece quando, além do processo natural provocado pela idade, existe uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas devido aos hábitos de vida e fatores do ambiente. Entre eles estão poluição, má alimentação, fumo e, principalmente, a exposição solar sem proteção.

Diversos ativos dermatológicos do tipo emolientes, umectantes, restauradores e filmógenos podem ser aplicados para hidratar e restaurar a barreira cutânea. Dentre este, podemos destacar: niacinamida, ceramidas, manteiga de Karité, ômegas e vitaminas.

Romã é uma fruta que traz diversos benefícios para a pele, principalmente, para o rejuvenescimento dela.

vitamina C

A vitamina C é uma das mais utilizadas na indústria dermocosmética por causa dos benefícios que proporciona à pele. Referência antioxidante, a Vitamina C previne e minimiza rugas e linhas finas, é indispensável nos tratamentos antienvelhecimento e ainda estimula a produção de colágeno e elastina.

A vitamina E ainda estimula e protege a atuação do colágeno, ácido hialurônico e elastina. Todas essas substâncias são essenciais para a beleza e saúde da pele. A vitamina E está disponível em cosméticos e alimentos, como vegetais verdes escuros, óleos vegetais, oleaginosas e em ovos, abacate e outros alimentos.

A atividade física regular é uma forma fundamental de se manter jovem. Fortalece os músculos, aumenta a energia e melhora o humor. Movimentar-se mantém o cérebro afiado e diminui o risco de doenças relacionadas à idade, como as cardíacas.

Beba água
E, como já dissemos, as células da nossa pele também precisam de água para manter a pele do nosso rosto sadia, iluminada e macia. Portanto, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto e não deixe de beber ao menos 2 litros de água por dia.

Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.

A limpeza com um produto adequado para o rosto é essencial para os nossos lindos poros. E não é mito: o sabonete errado, como o corporal quando usado na face, pode entupir os poros. Sabe qual é o resultado? A possibilidade de inflamação, acne e cravo.