O que faz mal à alma?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

É necessário que haja uma tomada de consciência por parte da sociedade. Isso poderá fazer com que mais pessoas procurem tratamento psiquiátrico quando for necessário, sem se sentirem julgadas, violadas e boicotadas. É preciso criar uma onda positiva que quebre as barreiras.

A depressão aparece pela falta de estímulos, que são liberados por processos bioquímico em nosso organismo. Então essa "baixa anciedade" pela vida, pelas questões básicas do dia a dia, causa tristeza e a sensação é a dor na "alma" , no desconhecido, no lugar que você não consegue ver.

1- Hidrate-se: Estar desidratado pode levar à fadiga e a irritabilidade. 2- Caminhe: Até mesmo uma curta caminhada libera endorfinas, fazendo você se sentir bem e mais disposto. 3- Tome mais chás energéticos: Alguns chás que contém cafeína ou mesmo o café pode auxiliar positivamente levando mais energia no seu dia!

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros. Da mesma forma, é possível se sentir triste sem nenhum motivo aparente. Todos experimentam uma sensação de melancolia em algum momento de suas vidas.

Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde ...

Falta de tempo para realizar tudo o que gostaria... Resultado: impaciência, mau humor e raiva.

As feridas emocionais são ferimentos resultados de situações de conflitos e mágoas que acabam marcando nossa vida profundamente. Também podemos chamar as feridas emocionais de dores psíquicas, ocasionadas por vivências dolorosas que impactam quem somos, nossa personalidade e nosso jeito de agir.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

Para os profissionais de saúde mental a depressão não é vista como espiritual e sim um problema de saúde que compreende diversos sintomas que levam a pessoa a um grau de sofrimento importante, incluindo tristeza, choro fácil, angústia, interferência no sono e apetite, pouca disposição para atividades, só para citar ...

Qual é o alimento da Alma? O que nutre nossa alma, nossa conexão com a fonte são os nossos pensamentos. É impossível controlar a quantidade imensa de pensamentos que passam por nossa mente em segundos. Isso se pensarmos apenas no que nos recordamos conscientemente.

A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo. O pensamento é o alimento da alma.

Leia um livro, a leitura é, sem dúvida, o alimento da alma. Faz muito bem para qualquer pessoa e em todas as idades também. Busque ler sobre temas que você já gosta, leia também sobre o que ainda não sabe, para adquirir novos conhecimentos. Desde que bem usado, a internet é uma ótima ferramenta.