O que faz mais mal fumar ou beber?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O cigarro mata muito mais gente do que a bebida - segundo a Organização Mundial de Saúde, três milhões de mortes ao ano são provocadas pelo tabaco e 750 000 pelo álcool .

Maconha é menos mortal que álcool e tabaco, afirma estudo | Exame.

Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

“Doutor, o que é pior para a saúde: vício de tabaco ou de álcool?” O álcool – depois dos 18 anos – se for consumido de forma moderada e responsável, tem menos danos para a saúde em comparação ao hábito do tabagismo.

A sensação imediata de relaxamento após fumar é causada pela nicotina. Ela ativa a dopamina, que atua nos centros de prazer do cérebro. Em compensação, a nicotina também atrapalha a liberação da melatonina – hormônio fundamental para o sono – e favorece a adrenalina, que é estimulante.

Ao consumir bebidas alcoólicas, aumenta a concentração de álcool no sangue e aumenta a solubilidade da nicotina.

“Em ambos os casos desaconselhamos atitudes que não condizem com o esporte. Sobretudo para os atletas profissionais, pois o consumo de substâncias nocivas interferem diretamente na performance. Por exemplo, o cigarro compromete a saúde pulmonar, causa doenças respiratórias e limita a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, o álcool aumenta a solubilidade da nicotina, facilitando a sua excreção e dificultando a sua chegada ao cérebro. Como consequência, as crises de abstinência acontecem mais rapidamente e você logo sente vontade de fumar de novo.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Qual a droga mais difícil de largar? Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

Dessa forma, as consideradas piores drogas na atualidade são:

  • Álcool;
  • Fentanil;
  • Cigarros;
  • Crack.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Hoje em dia, o tabaco orgânico apresenta-se com menor índice de agentes que causam malefícios a saúde e principalmente dependência por nicotina.

Já o tabaco orgânico é uma planta que pode ser consumida naturalmente e que possui em sua composição pequenas quantidades de nicotina, intensificando o sabor e o aroma para aqueles que apreciam o tabaco e sendo uma opção mais saudável para aqueles que buscam se desvencilhar do vício com cigarros industrializados.