O que faz mais mal coca ou cerveja?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

A longo prazo, refrigerantes causam diabetes, enfraquecimento dos ossos, pedras nos rins, pressão alta e câncer. Já cerveja causa doenças no fígado, pressão alta, câncer, arritmia, colesterol alto, acúmulo de gordura nas artérias, então cerveja é pior, mas refrigerante também não é saudável.

Pode causar hipertensão
açúcar em excesso e o sódio que costuma haver nessas bebidas parece prejudicar o tônus das veias sanguíneas e desequilibrar os níveis de sal no organismo, causando assim alterações na pressão.

Os refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína em sua composição, uma droga que causa dependência. Além disso, a bebida possui um alto teor de açúcar, ingrediente também considerado muito viciante.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Ao contrário do refrigerante, rico em açúcar, sódio e calorias vazias, a água com gás não compromete a dieta e possui a mesma capacidade e potencial de hidratação que a água normal. Afinal, o gás presente na bebida não é responsável por ganho de peso.

Um terço de latinha per capita
Pode existir a necessidade, pelo hábito, mas para que seja ingerida a quantidade de cafeína suficiente para ter o ritmo cardíaco alterado, seria necessário beber entre um e dois litros da bebida num mesmo dia.

Acusado de ser um dos vilões de uma dieta saudável, o refrigerante pode ser consumido sem causar mal à saúde. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, o problema hoje com a bebida está no excesso de consumo, e não no produto em si.

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, a cafeína em conjunto com o açúcar pode promover inflamação do sistema digestivo, desidratação e desequilíbrio da flora bacteriana intestinal.

Consumo de refrigerante em excesso faz mal à saúdeO consumo não deve passar de dois copos por dia.

Tomar refrigerante todos os dias prejudica o fígado
No entanto, quando consumimos bebidas açucaradas em excesso, o fígado se sobrecarrega e transforma a frutose em gordura. Ao longo do tempo, isso pode contribuir para a esteatose hepática não alcoólica (EHNA).

Experimente uma alternativa ao refrigerante

  1. Água com gás com infusão. Adicione fatias de suas frutas favoritas na água com gás para um delicioso substituto de refrigerante;
  2. Chá verde com gás. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Água com hortelã e pepino. ...
  5. Chás de ervas ou de frutas. ...
  6. Água de coco.

Cerveja faz mal: Mito
Engana-se quem pensa que o consumo — moderado — de bebidas alcoólicas faz mal para a saúde. Qualquer bebida alcoólica, ingerida em doses recomendadas e controladas, pode promover benefícios para a saúde, como melhora da atividade cardiovascular e, é claro, maior sensação de relaxamento.

A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação. A pessoa também pode perder peso, sobretudo na cintura, uma vez que as bebidas alcoólicas são altamente calóricas.

Os especialistas afirmam que cortar a ingestão de álcool também melhora o desempenho cognitivo, já que a bebida para de interferir nas células nervosas e na depressão do sistema. Madela indica que cortar o álcool de vez também oferece melhora no desempenho de quem pratica atividades físicas.

Movimentar o corpo será fundamental para você querer diminuir o consumo de álcool. Vá mudando aos poucos certos ambientes e situações que te propiciem a beber mais, e encaixando novas propostas para seu dia, como o exercício físico, tarefas que ocupem sua cabeça e façam mexer seu corpo.