O que faz mais mal açúcar ou álcool?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O consumo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o abuso de álcool e cigarrosegundo artigo publicado por médicos na revista científica “Nature”.

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

De acordo com a nutricionista, o ideal é que o consumo de doces seja eventual e com moderação inclusive por indivíduos sadios, mas há pessoas que precisam evitar e ter um cuidado maior:"Diabéticos ou pessoas com predisposição à doença; Obesos e aqueles que se encontram acima do peso ou portadores de alguma doença ...

Você precisa de apenas 72h para deixar seu corpo livre de açúcar – garantimos que você se sentirá muito melhor. Beba muita água antes e depois das refeições.

O rosto do fumante pode ficar com vincos, linhas nos cantos do olho e ao redor dos lábios, ossos ressaltados, lábios arroxeados e bochechas aprofundadas, além de ficar sem brilho e rubor. No entanto, apesar de o rosto ser a região mais prejudicada, o fumo pode também afetar a pele de todo o corpo.

Mais sódio e mais sede
O refrigerante zero tem algum tipo de adocante e também mais sódio que a versão normal. «Com tanto sódio, o refrigerante zero não vai te hidratar. Ele vai deixar você com mais sede», afirma Fontenelle.

Na verdade, você consegue uma melhora em sua pele em menos de 3 meses, à medida que o fluxo sanguíneo melhora e os níveis de nutrientes são restaurados. Recomendamos que você fale com o seu médico sobre encaminhamento e alternativas para parar de fumar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá).

Carboidratos simples
Os carboidratos simples como arroz, macarrão e batata são convertidos em açúcar no sangue e por isso ocorre o mesmo que ao ingerir um doce, sem nenhuma fonte integral ao mesmo tempo.

Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!

  1. Escolha o essencial. Mudar a dieta é sempre difícil. ...
  2. Varie no café da manhã Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. ...
  3. Devagar com a bebida. ...
  4. Leia embalagens. ...
  5. Olho no lanche. ...
  6. Conheça seu molho. ...
  7. Sobremesa com moderação.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

1. Glúten. Alimentos ricos em glúten são responsáveis por causar inflamações ao corpo. Tudo o que contém trigo, centeio, cevada e aveia entra nessa lista.

A sacarose propicia o desenvolvimento da disbiose intestinal (desequilíbrio da flora do intestino), fazendo com que as bactérias benéficas diminuam e as bactérias prejudiciais proliferem, podendo levar à distensão.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Por que temos que comer mais salgado do que doce? Porque, além de terem muitas calorias, os doces não têm todos os nutrientes de que precisamos.