O que faz inchar a perna?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Porque as pernas incham? O inchaço nas pernas ocorre por dois motivos principais: Retenção de líquidos: isso acontece, normalmente, quando a pessoa fica de pé, ou sentada por muito tempo. Contudo, também pode ser decorrente de sedentarismo, sobrepeso ou ainda de uma condição mais séria.

Retenção de líquidos com inchaço nas pernas é sinal do quê?

  • Doença renal crônica. A doença renal crônica é a diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins de cumprirem sua função, que é filtrar do sangue os resíduos do metabolismo do corpo. ...
  • Varizes. ...
  • Trombose venosa profunda (TVP) ...
  • Linfedema. ...
  • Insuficiência hepática.

O inchaço é causado por excesso de líquidos nos tecidos. Esse líquido é predominantemente composto por água. O inchaço pode se espalhar ou ficar restrito a um membro ou parte de um membro. O inchaço geralmente ocorre nos pés ou parte inferior das pernas.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Elevar as pernas
Elevar as pernas todos os dias, principalmente no final do dia, ajuda a aliviar o inchaço nas pernas porque favorece a circulação sanguínea e o sistema linfático, de forma que o sangue acumulado nas pernas, volta a circular normalmente pelo corpo.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Pernas inchadas podem significar muitas coisas, como sapatos desconfortáveis, ficar em pé ou sentado muitas horas no dia, sobrepeso, gravidez, o consumo de certos tipos de remédio, ou mesmo problemas de saúde mais graves. Porém, de modo geral, as pernas ficam inchadas devido à retenção de líquido.

Angiologista

O profissional responsável pelo cuidado com a má circulação nas pernas é o Angiologista ou o Cirurgião Vascular. – Ele conhece a estrutura e as características dos vários vasos sanguíneos do corpo e é especialista em todas as mudanças que podem ocorrer nesses vasos.

Entre as possíveis causas, as mais comuns podem ser: lesões ou torções, má circulação do sangue, efeito colateral de algum remédio, insuficiência renal, entre outros. Existem pessoas com tendência ao inchaço, sem apresentar problemas saúde. Por isso, é importante estar atento aos aspectos desse sintoma.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

A identificação da retenção de líquido no corpo pode ser feita por você mesmo: pressione com o dedo polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e, depois, observe se a região ficou marcada. Caso positivo, pode significar que seu corpo está retendo líquidos.

Isso acontece em decorrência de problemas como pressão arterial, diabetes e colesterol alto, devido ao estreitamento ou obstrução da circulação do sangue para as células.

Dores e inchaço nas pernas
Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

Refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas do tipo são ricas em açúcar. O álcool, por sua vez, é desidratante e pode afetar a função renal, resultando em retenção de líquido. "Lembrando que beber pouca água também pode contribuir para a evolução do caso", afirma Thamires Cerqueira.

Uso de Medicamentos – Alguns medicamentos como antidepressivos, metformina e bloqueadores dos canais de cálcio podem ter como efeito colateral a retenção de líquido, dando origem ao inchaço, principalmente na região das pernas.

Exercícios para melhorar a circulação

  1. Exercício 1: Movimente as pernas. ...
  2. Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. ...
  3. Exercício 3: Movimente os pés. ...
  4. Exercício 4: Movimente as panturrilhas. ...
  5. Exercício 5: Massageie as pernas. ...
  6. Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. ...
  7. Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.