O que faz fundir o motor de uma moto?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Quando o óleo lubrificante está abaixo do nível mínimo indicado na vareta, não há volume suficiente para lubrificar todas as peças do motor. Com o tempo, o atrito entre elas aumenta e, consequentemente, a temperatura também. Assim, o motor corre o risco de fundir. Não é apenas a falta de óleo que danifica o motor.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Motor fundido: veja os sinais que indicam que ele está com problemas sérios

  1. Luzes de verificação no painel. ...
  2. Barulhos e ruídos. ...
  3. O motor apresenta instabilidade. ...
  4. Marcas de óleo são visíveis no chão. ...
  5. Odores repentinos dentro do veículo. ...
  6. O consumo de combustível aumenta. ...
  7. Perda de potência. ...
  8. Fumaça “colorida” no cano de escape.

Os ruídos leves são os primeiros sinais de motor fundido. Eles indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo os componentes do motor. Se não for resolvido logo, o barulho se irá se intensificar na mesma medida que os danos em seu veículo.

Tudo vai depender – e muito – dos hábitos do motociclista. Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.

Acelerar muito estraga o motor sim, mas também eleva o consumo de combustível para níveis muito mais altos que o normal. Assim, não adianta reclamar de uma média com baixo quilometro por litro, se o motor sempre opera em regime elevado.

O contato direto com o sol pode tornar a moto praticamente intocável por conta das altas temperaturas que os componentes metálicos podem atingir. Dessa maneira, para fugir disso, na impossibilidade de ter uma garagem coberta, a melhor alternativa é, de longe, uma capa para moto.

Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.

No funcionamento do motor pode ocorrer a quebra de pistão do carro devido a uma quebra forçada ou fratura por fadiga. A quebra do pistão do carro forçada sempre é causada por um corpo estranho, que colide com o pistão durante o funcionamento, e pode ocorrer também através da entrada de água ou combustível no cilindro.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

O que fazer quando a moto não liga nem no tranco? Se a sua moto está com combustível e não há chances da bateria estar descarregada, verifique o funcionamento da bomba e do motor de partida. Se estiver tudo em ordem, pode ser sinal de que a carga da bateria não esteja chegando até a vela.

Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes. Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.

O seguro cobre motor fundido? Não! Esse é outro tipo de ocorrido que as seguradoras não cobrem quando o assunto é motor de carro. Como não é possível identificar de prontidão qual foi o problema que ocasionou a fundição do motor, não haverá indenização.

Na maioria das vezes é possível consertar o motor fundido, porém, esse concerto não vale a pena. Para baratear o serviço é possível levar um automóvel a uma retifica e fazer a troca de peças, mas esse é um gasto constante, já que a retífica completa dura no máximo durante dois ou três anos, sendo preciso refazê-la.

Fumaça Branca
Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Desse modo, acaba saindo pelo escapamento em força de fumaça.

36 mil km é a média aceitável
Segundo o responsável pela pós-venda da rede de concessionárias Honda Via Porto, Roger Gonçalves, 36 mil km é um bom parâmetro para o consumidor. - A média nacional de rodagem é de 1 mil km por mês. E o ideal é comprar motos com até três anos de uso. Por isso, até 36 mil ainda vale a pena.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Cuidados com a moto: 5 dicas para ampliar a vida útil

  1. Lubrifique as peças. ...
  2. Ajuste sempre a corrente. ...
  3. Fique de olho nos pneus. ...
  4. Cuidado com a temperatura do motor. ...
  5. Contrate um serviço de rastreamento.

As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente.

Porém, se você estiver no sinal ou na parada obrigatória e observar que o trânsito está demorado e lento, então você pode colocar a moto no neutro e além de evitar o desgaste prematuro das peças, você pode usar esse tempo descansar um pouco as mãos e alongar os braços, caso ache necessário.

Um maior desgaste das partes móveis do motor, como pistões e virabrequim. Por isso, condutores que durante todo o tempo de uso de um carro têm o hábito de esticar a marcha, provavelmente passarão adiante um veículo com um motor condenado ou com tempo de vida útil já reduzido pelo mau e ineficiente hábito.