O que faz enfraquecer a visão?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A expansão de alguns problemas sistêmicos (pressão alta, diabetes…), maus hábitos (cigarro, sedentarismo…) e até o uso indiscriminado de remédios (inclusive colírios) têm lá sua parcela de culpa. Vitaminas para enxergar melhor (e evitar catarata, olho seco…)

Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no ano de 2019 revelou que as principais causas de deficiência visual são os erros de doenças não corrigidas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Alimentos para a visão
Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau. Acelgas, abobrinha e couves de Bruxelas (luteína)

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Há relatos de que pode levar de 6 a 24 meses. Existem várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas a depender do tipo de descolamento, da preferência do cirurgião e da condição da retina.

O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

O exame de campo visual, também conhecido como campimetria, é, portanto, um meio do oftalmologista medir o quanto de visão o paciente possui em cada olho e quanto de visão pode ter sido perdida ao longo do tempo.

4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos

  • Óleos vegetais e margarina prejudicam a circulação. A margarina e os óleos vegetais são inimigos da saúde dos olhos e de todo o corpo. ...
  • Alimentos ricos em gorduras trans são prejudiciais para a saúde dos olhos. ...
  • Açúcar, diabetes e a má visão. ...
  • Bebidas alcoólicas em excesso.

A vitamina A é a mais importante para os nossos olhos, pois mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a nossa visão em baixa luz, pois contém uma proteína chamada rodopsina. Caso contrário, a carência de vitamina A pode provocar ou agravar a cegueira noturna e outras doenças oculares.

O tratamento definitivo para as causas mais comuns de visão embaçada é a chamada Cirurgia Refrativa Ocular a Laser. O IOC oferece aos seus pacientes diversas técnicas disponíveis, como o LASIK, o PRK e a mais nova geração de Cirurgia de Correção do Grau, o VisuMax SMILE.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular.

Teste a sua visão

  1. Teste. Coloque-se aproximadamente a 1m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique as imagens abaixo. ...
  2. Teste.
  3. Teste. Coloque-se a aproximadamente a 1m/1,5m do ecrã. Tape um olho com a mão, sem fazer pressão e verifique a imagem abaixo.

De forma geral, a resposta é sim. Os óculos de luz azul funcionam, mas não para todo mundo. É importante se atentar às possíveis melhorias que os óculos de luz azul podem oferecer, como: melhorar o sono, reduzir a fadiga ocular ao usar telas e prevenção de doenças oculares.

Um dos primeiros indícios que temos de que nossa visão não está muito boa é a sensação de visão embaçada. Alguns exemplos são olhar pra frente e ver tudo embaçado, ou então ficar horas e horas concentrado em alguma atividade e quando olhamos para o lado, lá está tudo embaçado também.

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos. Para focar a imagem, o texto que está em um livro, por exemplo, o hipermétrope precisa afastá-lo.

Geralmente, por volta dos 18 a 21 anos de idade, o grau se estabiliza. Porém, devido a diversos fatores que podem interferir no controle do crescimento ocular e do avanço da miopia, podem ocorrer aumentos de grau até os 30 anos de idade e além.