O que faz doer embaixo da costela do lado esquerdo?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O incômodo localizado abaixo da costela esquerda nas costas pode estar ligado a complicações em órgãos como o baço, o rim esquerdo ou o estômago. Além disso, outras causas possíveis englobam lesões musculares, hérnia de disco e desordens na coluna vertebral.

Fisgada no peito; Falta de ar; Barriga dura; Prisão de ventre (pode gerar dores fortes no peito em forma de pontadas perto do coração);

O sintoma mais comum é a dor no lado direito ou esquerdo do peito ao realizar movimentos com o corpo, como espirrar e tossir.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

A dor nas costelas é uma condição pouco comum de acontecer e, na grande maioria das vezes, está associada a pancadas na região do peito ou das costelas, podendo surgir devido a acidentes de trânsito ou impactos durante atividades físicas.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Massagens na barriga são uma ótima pedida para liberar gases no estômago. Comece movimentando sua mão sobre a parte direita do abdome até a altura da pélvis e retorne em movimento circular até o topo do abdome, próximo ao osso da costela.

É possível ter gases embaixo da costela direita? Sim, pois os sintomas podem irradiar para qualquer parte do abdome, inclusive embaixo da costela direita.

Dentre as causas de dor abdominal temos os gases intestinais em excesso. Esse sintoma gastrointestinal, costuma a causar distensão abdominal, dor no abdome e estar associado a quadros de náuseas, flatulências, inchaço e eructação.

O que pode ser dor nas costas do lado esquerdo? Geralmente a dor nas costas do lado esquerdo indica situações comuns do dia a dia, como a má postura, carregar objetos pesados, dormir em posição desconfortável e etc. Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela.

Causas comuns:
pedras nos rins (cálculos ou nefrolitíase) abcesso renal. nefrolitíase. herpes zoster (dor no flanco com erupção em um dos lados)

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

As pessoas podem também sentir dores abdominais ou nas costas na área do baço, na parte superior esquerda do abdômen ou no lado esquerdo das costas. As dores podem se espalhar para o ombro esquerdo, especialmente se partes do baço não estiverem recebendo sangue suficiente e começarem a morrer.

Vegetais de raiz, batata doce e verduras folhosas são nutrientes essenciais para o baço. Além de cenoura, abóbora, maçã, gengibre, cevada, arroz e alho. Por fim, beba pouco líquido durante as refeições, e para reduzir a fermentação digestiva, separe as frutas e alimentos que contém açúcar da sua refeição principal.

Sem dúvida, a dor no lado esquerdo da barriga pode sinalizar desde as questões mais simples, como a prisão de ventre, até pedra nos rins ou endometriose, por exemplo. Por isso, é imprescindível que a pessoa observe se há outros sintomas se manifestando no corpo, bem como a frequência e a permanência do incômodo.

Gases: Costuma vir em ondas e se movimentar pelo corpo. Varia muito de intensidade. Pode surgir também a sensação de “fisgadas” no peito. Cólica renal: É intensa, aguda e persistente.