O que faz desenvolver síndrome de Tourette?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

A síndrome de Tourette é uma doença que pode estar relacionada a questões genéticas e hereditárias, mas a sua causa ainda é desconhecida. Algumas pessoas foram diagnosticadas com essa condição depois de sofrer traumatismo craniano.

A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos súbitos, repetitivos, rápidos, indesejados ou vocalizações, chamados tiques.

A Síndrome de Tourette é uma desordem de movimento, que causa alguns comportamentos involuntários no corpo. Durante uma crise desse distúrbio, a pessoa com tourette acaba tendo múltiplos tiques e espasmos corporais, os quais não consegue controlar.

Mas, uma grande parcela de indivíduos diagnosticados com síndrome de Tourette podem ser autistas. Acredita-se que 85% dos pacientes que têm síndrome de Tourette podem apresentar outra questão concomitante, como transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do espectro autista, entre outros.

Existem duas intervenções possíveis e necessárias para a Síndrome de Tourette Tratamento: A medicação e a Terapia Cognitiva Comportamental. O uso de medicamentos antipsicóticos pode ser indicado para reduzir a ansiedade e, assim, a intensidade dos tiques.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Diagnóstico de Síndrome de Tourette
No início, deve-se notar se vários tiques motores e um ou mais tiques vocais estão presentes durante algum tempo, não precisa ser ao mesmo tempo. Os tiques devem ocorrer várias vezes durante o dia, quase todos os dias ou de forma intermitente por, pelo menos, três meses seguidos.

Cara de Sapato revela ter síndrome de Tourette; veja outros famosos com a doença

  • Billie Eilish.
  • David Beckham.
  • Lewis Capaldi.
  • Tratamento da síndrome de Tourette.

Algumas pessoas apresentam mais de um tipo de tique. Quando eles aparecem em grande quantidade, vários tiques motores diferentes associados a vocalizações incontroláveis estamos diante da síndrome de Tourette, um transtorno que se caracteriza por tiques motores e vocais crônicos.

Entendendo os Tiques Nervosos - "Cacoetes"
Pálpebras ("piscar sem propósito") Rosto ("fazer careta") Pescoço ("torcer o pescoço") Ombros ("levantar os ombros")

Lewis Capaldi enfrentou sintomas de Síndrome de Tourette no palco. Lewis Capaldi teve uma crise de Tourette durante um show na Alemanha e a plateia o ajudou a terminar a música "Someone You Loved", seu maior sucesso, em coro.

– Fatores psicoemocionais, como ansiedade e estresse, costumam ser gatilhos importantes para o surgimento dos tiques na infância; – Alguns quadros neurológicos crônicos, doenças neurodegenerativas ou psiquiátricas também podem levar a esses sintomas, que também podem surgir como sequelas de quadros infecciosos graves.

Síndrome de Tourette é uma doença neurológica caracterizada por tiques vocais ou motores que se repetem, surgem ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade, causando problemas no convívio social. O paciente até fala palavrões e faz gestos estranhos ou obscenos.

Resumidamente, é como se determinadas células cerebrais da pessoa — chamadas neurônios motores — ficassem “confusas” sobre a coordenação desses movimentos. Contudo, a pessoa não consegue evitar tais gestos ou palavras porque esse controle deveria ser realizado, de forma automática, pelo próprio cérebro.

A síndrome de Tourette é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta por meio de tiques e estereotipias. Esse quadro afeta o sistema motor, gerando maneirismos irregulares que provocam prejuízos sociais, acadêmicos e laborais aos pacientes.

Causas dos tiques nervosos
Outras doenças como a paralisia cerebral, a doença de Huntington – uma doença hereditária que os danos algumas das células nervosas no cérebro, a doença de Wilson – uma doença hereditária onde o cobre se acumula no corpo e doenças cerebrovasculares podem cursas com tiques.

Por isso, pessoas com Síndrome de Tourette devem ser acompanhadas não apenas por médico Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento, como também por médico Psiquiatra.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsicológico associado a uma variedade de alterações em padrões emocionais e relativos aos comportamentos. É caracterizada, sobretudo, pela presença de tiques motores e vocais, que geralmente, começam na infância e persistem por mais de um ano.

Apesar de ser uma doença bastante conhecida, poucas pessoas sabem que o TOC pode estar associado ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH, e à Síndrome de Tourette. Ou seja, um mesmo paciente pode desenvolver o TOC e ao mesmo um dos outros dois problemas psiquiátricos.

Como ajudar alguém com Síndrome de Tourette?

  1. evitar comentários maldosos;
  2. não demonstrar irritação em relação aos tiques ou chamar atenção para eles;
  3. não forçá-la a enfrentar gatilhos para a Tourette;
  4. pessoas com Tourette não devem ser repreendidas.

O Projeto de Lei 206/21 determina que as pessoas com síndrome de Tourette sejam consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais. O texto tramita na Câmara dos Deputados. A proposta é do deputado Franco Cartafina (PP-MG) e altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.