O que faz dar bicho no arroz?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Se você observar a presença de carunchos em algum alimento guardado na cozinha, comece retirando tudo dos armários e verifique se há outras embalagens perfuradas ou sem lacre. Em seguida, higienize o móvel e as prateleiras com um aspirador de pó, passe uma esponja umedecida em água e sabão e finalize com um pano seco.

Dá uma olhada!

  1. Use uma solução de água sanitária diluída em água para lavar o armário. ...
  2. Aposte na solução de água com vinagre branco e detergente. ...
  3. Espalhe cravos nas prateleiras para afastar os insetos. ...
  4. Guarde os alimentos em potes de vidro herméticos.

- Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Precisa lavar o arroz? Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

Se ao abrir o pote você sentir cheiro azedo ou notar que os grãos estão ressecados demais, melhor descartar o arroz. São provas de que não pode mais ser consumido. Como salienta o professor, é necessário sempre resfriar o arroz antes de levá-lo à geladeira.

O cheiro forte de folhas como o louro, ou então do cravo da índia servem muito bem como um repelente natural para esses insetos. Você pode fazer uma solução de água usando esses ingredientes e borrifar pelo armário, isso afastará os insetos pelo aroma forte e característico desses temperos.

Limpeza com vinagre
Após limpar sua casa, passe um pano úmido com vinagre nas superfícies da cozinha, principalmente próximos aos locais que mais aparecem insetos. Além disso, você pode ainda borrifar o vinagre nas frutas que ficam expostas na cozinha.

Isso ocorre porque esses bichinhos entram em uma determinada área e põem ovos nesse determinado local. Isso pode ocorrer em superfícies úmidas ou que possuem cheiro de comida, que pode atrair moscas, e consequentemente as larvas.

Recipientes herméticos
Apesar de ser mais prático guardar os alimentos em sua própria embalagem, o ideal é que você tenha, em casa, potes herméticos dedicados ao arroz, ao feijão, ao macarrão e, até, à farinha. Assim, evita-se o aparecimento dos carunchos, que não conseguem perfurar os recipientes.

Como tirar caruncho de roupas? Faça uma mistura de água e vinagre branco, deixe a roupa de molho por uns 15 minutos. Após lave normalmente na máquina de lavar, utilizando OMO Lavagem Perfeita.

Para se reproduzir, esse tipo de caruncho deposita os ovos no grão, que, ao abrirem, depositam em média 280 ovos. O buraco é fechado por meio da produção de uma secreção gelatinosa, impedindo que os agricultores detectem os grãos afetados pela futura infestação.

Segundo o pesquisador, o ciclo de vida vai depender muito da espécie, mas podem chegar a 200 dias o ciclo completo (sendo maior parte fase larval). Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo.

Congele alimentos que gostaria de manter.
Coloque o alimento em um saco plástico que vá ao freezer e deixe no congelador por 4 a 7 dias. Isso matará os carunchos e seus ovos. O congelamento mata os carunchos, mas é você quem deve retirar os corpos deles da comida. Use uma peneira para separar a farinha dos bichinhos.

De acordo com a nutricionista Silvana Figueredo, os bichinhos em si não fazem mal! Entretanto, a especialista afirma que "com a presença deles, os produtos podem ter a sua qualidade e o valor nutricional comprometidos, já que podem ser transmissores de fungos e outros parasitas, que produzem toxinas nos alimentos".

no pacote ele já ele cria aquelas Pelotas aqueles caroço se e das Larvas fica embolorado E mofado aí nesse caso gente pode jogar fora pode descartar esse arroz mas do contrário. se ele tiver só com essas larvinha.