O que faz criar novos neurônios?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. A corrida ou os exercícios de resistência se revelam uma prática adequada, mas é suficiente “caminhar a bom ritmo cinco vezes por semana”, segundo Pablo Irimia.

Diferentes maneiras de produzir novos neurônios

  1. Tocar um instrumento musical. ...
  2. Oxigenar-se. ...
  3. Mover as pernas. ...
  4. Exercícios mente-corpo são perfeitos para produzir neurônios. ...
  5. Comer para os três cérebros. ...
  6. Escrever um livro. ...
  7. Desenvolver a criatividade para produzir neurônios.

Neurônios não se dividem ao meio. São tão especializados que não têm as proteínas necessárias para se reproduzir. Os recém-nascidos encontrados por Eriksson e Gage surgiram da divisão de um outro tipo de célula, as células-tronco, uma espécie de estepe sempre à espera de um estímulo químico para se multiplicar.

Novos neurônios são produzidos em pessoas com até 97 anos de idade.

Fazer novas conexões neurais depende da experiência e do ambiente de um indivíduo. “Podemos melhorar a neuroplasticidade por meio de exercícios, nutrição equilibrada, evitar agentes tóxicos, como excesso de álcool ou tabaco, e nos envolver em situações cognitivas exigentes e novas”, diz Krupp.

Algumas pessoas acreditam que os neurônios não se regeneram, mas esta informação não está correta. A questão é que um neurônio diferenciado não prolifera, então o que podemos observar no sistema nervoso é a produção de áreas chamadas neurogênicas.

Grãos, sementes, raízes, folhas verdes escuras e iogurtes são alimentos que estimulam o cérebro, devido ao fato de conterem sais minerais como zinco, selênio, ferro e fósforo, que deixam o órgão acordado e ativo.

Camapu

a produzir novos neurônios.

As vitaminas do complexo B e o ácido fólico são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e para formação dos componentes dos neurônios, melhorando o seu funcionamento.

O envelhecimento do cérebro
Com a idade, o tamanho do cérebro diminui, perdemos neurônios e a produção de hormônios e neurotransmissores se altera. No entanto, a mudança mais importante é a perda de muitas conexões entre os neurônios, células de vida longa que não se dividem e, portanto, dificilmente se regeneram.

vitamina B12

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.

O álcool e as drogas matam os neurônios e alteram a plasticidade sináptica. E o tabaco, a poluição e qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. E também a falta de exercício mental e a solidão. Por que os neurônios também morrem por inatividade.

A morte dos neurónios é a principal alteração e uma característica da Doença de Alzheimer. À medida que estas células cerebrais morrem, surgem as tranças neuro fibrilares e as placas senis que impedem a comunicação e a conexão entre células. O funcionamento altera-se.

Exercício físico – ao exercitar o corpo, aumentamos o fluxo sanguíneo no cérebro, processo importante para o bom funcionamento do órgão. A prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir as perdas de memória. Alimentação equilibrada – a alimentação também exerce papel fundamental na saúde do cérebro.

Apesar de os neurônios, como muitas outras células especializadas, conterem um núcleo, eles não possuem centríolos, que são essenciais para a divisão celular. À medida que os neurônios se desenvolvem, eles não produzem essas organelas-chave, tornando a replicação impossível.

"Neurônios não tem um período de vida fixo. Eles podem sobreviver para sempre. É o corpo que os contém que morre. Se você os colocar em um corpo que vive muito, eles irão sobreviver tanto quanto o novo ambiente permitir", diz Magrassi.

Você sabia que nós nascemos com muito mais neurônios do que possuímos quando chegamos à vida adulta? Pesquisas atuais indicam que um bebê nasce com aproximadamente 100 bilhões de neurônios que, na vida adulta, se transformam, em média, em 20 bilhões.

A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras. Uma boa saúde cardiovascular também significa que você transporta mais oxigênio e glicose para o cérebro, além de eliminar toxinas.

O exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e contribui para o crescimento do cérebro. Coma bem para aumentar a massa branca. Os ácidos graxos ômega-3 protegem o cérebro e promovem a melhora da cognição e da memória, relata o Dr.

Alimentos como espinafre, brócolis, couve, entre outros têm um mix de substâncias, como a luteína, boas para a memória e o raciocínio. Couve, rúcula e brócolis, por exemplo, são ricos em ácido fólico, uma vitamina que protege sua massa cinzenta. Se você não gosta de salada, experimente em sucos, mas não deixe de comer.

Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurônios só ocorre se estiver associada a processos patológicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doença de Alzheimer, cortes ou secções dos tecidos nervosos ou acidentes vasculares cerebrais, entre outros.