O que faz cortar a aceleração?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Algumas falhas como a dificuldade na aceleração e marcha irregular podem ser sintomas do filtro de combustível sujo. O filtro de combustível tem como função filtrar as impurezas presentes no combustível, ficando localizado entre o tanque e o motor do veículo.

Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel. Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.

Um dos visíveis sinais de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado. Esses resíduos são consequência geralmente de combustíveis de má qualidade e quando submetidos a altas temperaturas tendem a se tornar condutores, prejudicando o funcionamento da vela.

As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.

A vida útil da bobina de ignição pode variar conforme o tipo de veículo, a quilometragem percorrida e o estado de conservação das peças. No geral, uma bobina de ignição original pode durar mais de 200 mil km, mas isso pode variar em razão das condições em que o veículo é utilizado.

O sinal do sensor é gerado por indução eletromagnética, ou seja, não precisa de alimentação elétrica, ele gera seu sinal através do movimento do anel impulsor ou roda fônica. De acordo com a rotação da roda fônica, a intensidade magnética do imã que está localizado dentro do sensor é variada sobre a bobina.

O sensor funciona com a variação do fluxo magnético. Os dentes da roda dentada passam pelo sensor, fornecendo assim um sinal de corrente alternada informando o módulo do motor, a rotação do motor.

LOCALIZAÇÃO: O Atuador da Marcha Lenta é encontrado no corpo de borboleta, geralmente fixado por dois parafusos ou encaixado sob pressão (tipo snap-in).

A vida útil média de um cabo de vela varia entre 30 mil e 40 mil quilômetros. Toda vez que for trocar as velas de ignição de seu veículo, verifique os cabos! Peça para aquele seu mecânico preferido testar a resistência dos cabos com o uso de um multímetro.

A marcha lenta irregular é causada por um hábito comum de muitos motoristas, o de manter o veículo em marcha lenta. Isto é, o motorista mantém a aceleração mínima necessária para que o carro permaneça ligado sem estar em movimento e sem estar com nenhuma marcha engatada.

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

A bobina, também conhecida como indutor ou solenóide, trata-se de um dispositivo passivo capaz de armazenar a energia elétrica gerada num campo magnético. É formada por um fio condutor elétrico enrolado em si próprio ou em redor de uma superfície também condutora.

A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.

A NGK dá dicas de revisão de cabos de ignição e velas, e explica que o funcionamento das velas de ignição de um automóvel deve ser verificado a cada 10 mil km, e das motocicletas a cada 3 mil km.

Proteger as velas de ignição com WD-40
A segunda forma de o fazeres, é depois de as velas estarem no lugar delas, aplica o spray WD-40 Produto Multi-Uso nos cabos que ligam cada vela a uma das extremidades. Limpa o excesso com um pano limpo.