O que faz cair o cabelo quimioterapia ou radioterapia?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

A radioterapia e a quimioterapia causam a queda do cabelo por danificarem os folículos pilosos responsáveis pelo crescimento do cabelo. Quimioterapia - Nem todos os tratamentos quimioterápicos provocam queda de cabelo, tudo depende do tipo de drogas utilizadas.

Queda de cabelo
O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos. É importante ressaltar que nem todo tipo de químio faz com que o cabelo caia.

A quimioterapia pode ser realizada antes, durante ou depois da radioterapia. Esse tratamento pode ser realizado em conjunto com a radioterapia.

Depende. Caso a queda de cabelo realmente passe a vir ocorrer durante o tratamento quimioterápico, existe algumas técnicas e medicamentos que podem inibir a alopecia. Um exemplo é o uso de toucas de resfriamento, equipamento que reduz a temperatura no couro cabeludo e a queda de cabelos.

Até o momento não existe nenhum tratamento farmacológico cientificamente comprovado que evite a queda de cabelo pela quimioterapia.

Os medicamentos quimioterápicos podem afetar seus hormônios, sua vida sexual e seu sistema reprodutivo. Nas mulheres, pode aumentar sua suscetibilidade a infecções ou desencadear a menopausa precoce. Os homens podem apresentar disfunção erétil. Vários medicamentos quimioterápicos podem causar infertilidade.

Dessa maneira, restam poucas alternativas ao paciente para evitar a queda. “O cabelo começa cair, normalmente, no início do segundo ciclo, ou seja, depois de 14 a 21 dias de tratamento.

Quimioterapia vermelha
Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos.

Não só dos fios do couro cabeludo, mas também das axilas e da região pubiana, além de cílios e sobrancelhas. Em que momento da quimioterapia o cabelo começa a cair? Os fios começam a cair de duas a quatro semanas após o início do tratamento.

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, veja abaixo uma lista de alimentos para amenizar os efeitos colaterais.

A quimio pode provocar ardor, formigamento, lesões na boca, dor de cabeça, dores musculares, dor de estômago, dores em mãos e pés, dor ao caminhar, aumento da sensibilidade e cansaço. Para controlar a dor tome os medicamentos prescritos pelo seu médico na hora certa.

Autores do estudo sugerem que a volta da cor aos cabelos pode ser um sinal de que o tratamento está funcionando. Quatorze pacientes, que fizeram quimioterapia, viram, durante o tratamento, seus cabelos grisalhos nascerem novamente com cor. Os relatos são de um estudo espanhol, divulgado pela agência Associated Press.

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

A quantidade de quimioterapia – ou o número de sessões – feita por cada um também é diferente. Algumas pessoas podem fazer semanalmente, outras a cada 15, 21 ou 28 dias e até mesmo mensalmente. Tudo vai depender do protocolo do paciente e do quimioterápico.

Os efeitos colaterais da radioterapia na região do cérebro podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, inchaço do cérebro (aumento da pressão intracraniana), convulsão, dor de ouvido, perda de audição, dor de cabeça, náuseas e vômitos, perda de apetite, problemas cognitivos (como de memória e fala), fadiga, ...

a perda capilar definitiva ocorreria com uma dose única de radiação a partir de 5 Gy. Além disso, a exposição crônica à radiação acima de 50-60 Gy em frações de 1.8 a 2 Gy também causaria alopecia.

Geralmente, o cabelo volta a crescer alguns meses depois do final da radioterapia. Em aproximadamente um ano, o crescimento pode ter sido quase completo.

“Isso não procede; sessões de radioterapia não provocam queda de cabelo”, afirmou.

É importante também evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, peito de peru defumado e blanquet de peru. “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”

Queda excessiva de cabelo pode ser sinal de câncer de próstata.