O que faz cair a testosterona?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

É importante esclarecer que quando os níveis de testosterona estão baixos no organismo, os órgãos alvos desse hormônio trazem respostas de transformações no corpo. A queda da testosterona se dá naturalmente pela andropausa, que acontece, geralmente, após os 40 anos.

O que fazer para impedir a ação da testosterona? Atualmente, o tratamento mais conhecido para impedir que a testosterona vire DHT é o uso de inibidores de 5AR. Eles atuam impedindo que a enzima chegue até o hormônio e faça a conversão. Os mais famosos atualmente são a finasterida e a dutasterida.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo). Qual a ação da testosterona?

Nível de testosterona começa a cair a partir da faixa dos 30 a 40 anos e pode diminuir 2% a cada ano. O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que ... Para a pessoa começar a voltar a produção de testosterona pode ser que demore de 1 dia a 365 dias.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

O hormônio diretamente ligado à função reprodutiva no homem é produzido por células localizadas nos testículos e é chamado testosterona (principal hormônio andrógeno masculino). A partir dos 40 anos, o declínio da testosterona no organismo do homem gira em torno de 1% ao ano.

A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. Ao mesmo tempo, tem pouca quantidade de gordura, o que ajuda a prevenir o aumento do colesterol e doenças associadas.

Alimentos como o abacate, as ostras, os ovos e as carnes magras como salmão, frango e porco são excelentes fontes de proteínas além de outros nutrientes como zinco, o magnésio e tantos aminoácidos essenciais que podem auxiliar na síntese de testosterona e de massa muscular.

Medicamentos Para Reposição Hormonal Com Testosterona

  • Androgel 50mg Besins Healthcare 30x5g. 23% OFF. R$ 327,37 R$ 254,49. Ver Descontos Convênio. 521329.
  • Androgel 25mg Besins Healthcare 30x2,5g.
  • Estandron-P Schering 1 X 1ml. Venda Sob Prescrição Médica.

Os possíveis sinais e sintomas de alta testosterona incluem: Acne. Comportamento agressivo e irritabilidade. Puberdade precoce, em homens jovens.

Qual horário do dia o corpo produz mais testosterona? De acordo com pesquisas, a maior parte da produção de testosterona ocorre durante a manhã, com picos no início da manhã, geralmente entre 6h e 9h da manhã.

As concentrações sanguíneas de testosterona têm seu pico por volta de 6:00h as 8:00h da manhã e sofre um declínio de até 35% durante o dia, antes de começar a aumentar nova- mente pelo meio da noite [13].

A queda da testosterona acontece gradativamente após os 40 anos de idade, no homem.

Os especialistas reforçam que as complicações do uso de testosterona são diferentes entre os sexos. No entanto, tanto em homens quanto em mulheres o hormônio pode alterar a fertilidade. Há ainda o risco de provocar alterações nas células do fígado e, em longo prazo, causar inflamações e até formação de tumores.

Um teste de testosterona é um exame de sangue solicitado para medir a quantidade de testosterona livre ou total no sangue. Esse valor é geralmente indicado em nanogramas por decilitro de sangue. Esse é um exame disponível no Laboratório Freire.