O que faz cair a temperatura do corpo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.

Outra questão é que alguns medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos e sedativos, podem mudar a capacidade do corpo de regular a temperatura e levar à hipotermia.

Colocar cobertores sobre a pessoa e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados; Colocar bolsas de água quente sobre o cobertor ou outros dispositivos que ajudem a aumentar a temperatura corporal; Oferecer uma bebida quente, evitando que seja café ou uma bebida alcoólica, pois aumentam a perda de calor.

5 doenças e problemas de saúde causados pelas mudanças bruscas de temperatura

  1. Gripe. ...
  2. Problemas cardíacos. ...
  3. Pneumonia. ...
  4. Alergias. ...
  5. Transtorno afetivo sazonal.

Em humanos, a febre costuma ser limitada a 39ºC ou 39,5ºC, e a hipotermia se estabiliza entre 34ºC e 35ºC. O paciente volta à temperatura “normal” sozinho.

Hipotermia moderada: indivíduo apresenta temperatura central entre 31,9 ºC e 28 ºC. Hipotermia grave: indivíduo apresenta temperatura central menor que 28 ºC. A hipotermia grave é potencialmente fatal, uma vez que quedas na temperatura corpórea podem provocar, por exemplo, colapso circulatório.

Algumas pessoas são mais intolerantes ao frio, ou seja, sentem com mais intensidade quando a temperatura cai. No entanto, a sensação de frio persistente é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando corretamente ou indica alguma doença.

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem: Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como “subfebril”: entre os 37,5ºC e os 38ºC.

Geralmente quando uma pessoa se encontra nessa condição, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.

Hipotermia é uma condição em que se observa a queda na temperatura corporal de um indivíduo. A temperatura do nosso corpo é resultado de um processo conhecido como termorregulação, que mantém nossa temperatura dentro de uma faixa considerada normal.

A hipertermia maligna (HM) é uma desordem farmacogenética rara, porém grave, de herança autossômica dominante, latente, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos quando em contato com alguns agentes usados em anestesia geral, principalmente halogenados e succinilcolina.

Diagnóstico da hipotermia
): Leve: 32 a 35°C. Moderada: 28 a 32°C. Grave: < 28° C.

O chá de canela ajuda a melhorar a circulação e aumenta a temperatura corporal interna, ajudando na queima das calorias.

Considerada hipotermia, quando a temperatura corporal está abaixo de 36 graus. Nestes casos, é recomendado agasalhar-se e ingerir bebidas quentes como chá, por exemplo. Caso a temperatura não aumente em 30 minutos, deve-se ir ao pronto-socorro.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Também conhecida como imunodeficiência, a imunidade baixa é uma condição em que o sistema imunológico do organismo não funciona adequadamente, o que torna o corpo mais suscetível a doenças e infecções.

Pode ocorrer quando o ambiente exterior fica muito frio ou a produção de calor do corpo diminui. A hipotermia pode se desenvolver em adultos mais velhos, mesmo depois de um relativamente curto período de exposição ao frio ou uma leve queda na temperatura.

A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.

Nem toda Infecção Grave Causa Febre
Pessoas com a imunidade baixa podem ter infecções graves mesmo sem apresentar febre; Idosos podem ter outros sintomas que indicam infecção mesmo sem febre, como confusão mental, agitação, sonolência ou até mesmo hipotermia (temperatura baixa);

"Se em uma, no máximo duas horas, a temperatura não se elevar, leve a criança ao Pronto Socorro. A temperatura não precisa subir rapidamente, mas tem que apresentar elevação. Seis horas é muito tempo", alertou.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.