O que faz baixar o potássio no sangue?

Perguntado por: rperalta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

Acelga, brócolis, couve e espinafre são algumas das folhas escuras que contêm bons níveis de potássio. Além disso, elas ainda podem apresentar carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B, minerais, e outros nutrientes.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.

O potássio é um mineral essencial na manutenção da saúde muscular e cardíaca, portanto é necessário estar atento aos bons níveis deste nutriente. O excesso de potássio é o que chamamos de Hipercalemia, potencialmente perigoso para pessoas com doença renal crônica.

bananas

As bananas são uma das melhores fontes de potássio. Uma banana média contém cerca de 400-450 mg de potássio, o que representa cerca de 10% da ingestão diária recomendada para um adulto. As bananas também são ricas em fibras e antioxidantes, o que pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

Consumir menos alimentos com moderada concentração de potássio como: Abóbora, agrião, alface, couve, milho, pepino, espinafre, repolho, berinjela, abacaxi, abacate, figo, goiaba, melão, leite, carnes, cenoura, presunto, aveia, iogurte natural, ovo, morango, maçã.

Beba água. Consuma bastante água pois, além de auxiliar no funcionamento de todo o organismo, ela faz com que o excesso de potássio seja expelido na urina. Problemas de retenção urinária também são favorecidos e minimizados com a ingestão adequada de líquidos.

Slow-K é um medicamento à base de potássio, utilizado no tratamento ou mesmo na prevenção da falta de potássio no sangue. Slow-K é indicado para pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.

O potássio é um eletrólito essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Quando os níveis de potássio estão abaixo do recomendado para o equilíbrio do organismo, o paciente é diagnosticado com a hipocalemia. O ideal é que o corpo humano apresente entre 3,6 a 5,2 mmol/L de potássio circulando no sangue.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

Sorcal® é uma resina que funciona trocando o cálcio presente em sua composição pelo potássio do organismo. Sorcal® age principalmente no intestino grosso liberando parcialmente o cálcio e recebendo o potássio que, então, é eliminado juntamente com as fezes.

Vegetais. Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Quais são os sintomas da hiperpotassemia? A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.

A caliemia mede a concentração de potássio no plasma. Esta varia normalmente entre 3,6 e 5 mmol/litro. A doença renal e a utilização de determinados medicamentos podem causar um nível de potássio sérico excessivamente alto (acima de 5,0 mmol/litro). Isto é designado por hipercaliemia, uma anomalia eletrolítica comum.

Pode ocorrer rash cutâneo e exantema. Os sintomas de intoxicação de potássio incluem paralisia e flacidez muscular e das extremidades, confusão mental, redução da pressão sanguínea, choque, arritmias, bloqueio cardíaco grave ou completo.

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.

Entre as variedades tradicionais de banana encontradas no Brasil, estão a banana-prata, banana-maçã, banana-da-terra, banana-ouro, banana-nanica e Pacovan. A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g).

Portanto, essa água ingerida fica acumulada nos tecidos do corpo até ser removida na próxima sessão de diálise. Para isso, é recomendado que os pacientes renais não bebam muita água, para evitar a progressão da doença, tais como, inchaços, aumento da pressão arterial e edema agudo no pulmão.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.