O que faz aumentar o fluxo de leite materno?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

As mamadas frequentes e a retirada com bombinha entre as mamadas podem estimular seus seios a produzir mais leite.

Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, além de serem um excelente estimulante na produção do leite materno. O iogurte natural é entre eles o alimento mais saudável, rico em nutrientes que ajudam na amamentação.

Nas primeiras quatro a seis semanas após o bebê nascer, seus níveis do hormônio prolactina, que produz o leite, aumentam sempre que ele é retirado do seu peito.

Motivos para a baixa produção de leite materno
Histórico de síndrome do ovário policístico, diabetes, distúrbios da tiróide ou outros distúrbios hormonais. Às vezes, as mães com essas condições têm baixa produção de leite. Hipoplasia mamária, uma condição médica rara em que não há tecido glandular mamário suficiente.

Como saber se o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

  1. O bebé mama várias vezes durante o dia e a noite;
  2. Urina no mínimo 6 vezes por dia;
  3. A urina não tem cheiro forte e não é carregada;
  4. O bebé aumenta de peso (ver o vulgo "cartão amarelo de vacinas")

Níveis elevados de estresse podem reduzir a ocitocina e, assim, dificultar o processo de amamentação. A prolactina, hormônio responsável por estimular a produção do leite materno, também pode sofrer interferências em decorrência da exaustão.

5. Comer canjica aumenta a produção de leite materno. Mito! Como acontece com outros alimentos, como a aveia, não há comprovações científicas em relação ao consumo de canjica aumentar a produção de leite.

Em relação à canjica, não há evidências científicas que comprovem que esse alimento seja capaz de estimular a produção de leite. Se você está amamentando, a única coisa que pode fazer para facilitar esse processo é beber bastante água.

O que não comer quando está amamentando?

  1. Alimentos embutidos não são bons durante a amamentação. ...
  2. Evite frituras no período de aleitamento. ...
  3. Comidas ultra processadas não são indicados para lactantes. ...
  4. Alimentos com muito açúcar devem ser evitados na amamentação. ...
  5. Evite farinha branca e carboidratos simples.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser e rica e variada, mas acima de tudo deve repleta de alimentos como frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras , evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê.

O que comer e o que evitar durante a amamentação

  • ASPARTAME: Consumo não indicado. ...
  • ALIMENTOS QUE CAUSAM GASES: Consuma com moderação. ...
  • INDUSTRIALIZADOS: Consuma com moderação. ...
  • CAFEÍNA: Consuma com moderação. ...
  • BEBIDAS ALCOÓLICAS: Consumo não indicado. ...
  • HIDRATAÇÃO. ...
  • ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. ...
  • PRODUTOS ORGÂNICOS.

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva produzem cerca de 750-800 ml de leite por dia após 2 a 4 semanas do parto. Posteriormente, a produção diária de leite pode variar entre 450 a 1.200 ml. Na primeira semana logo após o parto, as mães costumam amamentar os bebês 8 a 12 vezes em 24h.

Um bebê recém-nascido mama, em média, de 30ml a 60ml de leite a cada mamada. A quantidade de leite e mamadas variam conforme a idade, peso, tamanho e estado de saúde da criança. A quantia de leite em cada mamada aumenta a cada semana de vida do bebê.

As primeiras semanas com o bebê são vitais para estabelecer uma boa produção de leite materno a longo prazo. Quanto mais vezes o bebê mama, mais leite você produz, por meio do processo de oferta e procura.

O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.

Pode não estar a agarrar bem a mama ou pode ter uma condição que torna mais difícil tomar o leite. Os seguintes sinais mostram que o seu filho não está a receber leite suficiente: Ganha pouco peso. É normal nos primeiros dias os recém-nascidos perderem 5% a 7% do peso que tinham à nascença – alguns perdem até 10%.

Conheça seu bebê
Mas é muito importante ficar atento a alguns sinais para confirmar se a amamentação está sendo o suficiente, como: O bebe soltou o peito sozinho; O som do neném engolindo o leite foi perceptível; O bebe ficou tranquilo e mais calmo após a amamentação.

Como aumentar a produção do leite materno

  1. Hidratar-se. Até ganhar o bebê, a mãe só precisava de água para ela. ...
  2. Descansar. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Aumentar o número de mamadas. ...
  5. Ficar a sós na hora de amamentar. ...
  6. Massagear os seios. ...
  7. Dr.