O que faz aumentar a proteína?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Alimentos de origem animal como carne, peixe, aves, ovos e laticínios contêm proteínas completas; A segunda, proteína incompleta, fornece apenas alguns desses blocos de construção, e precisa ser combinada com outras fontes complementares de proteína ao longo do dia.

As proteínas são formadas por aminoácidos, que são moléculas que se combinam para formar esse macronutriente. Esses aminoácidos conseguem se alinhar sequencialmente de milhares de formas diferentes, compondo proteínas diversas. Nosso corpo consegue fabricar sozinho 12 tipos de aminoácidos.

Uma estratégia nutricional que pode auxiliar na redução da proteinúria é a substituição (parcial) da proteína animal por proteína de soja. O ideal é o acompanhamento com nutricionista para que possa fazer um planejamento dietético adequado para tratar essa proteinúria.

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá.

VEJA 5 ALIMENTOS PROTEICOS PARA O CAFÉ DA MANHÃ

  • Farelo de aveia. Um dos grãos integrais mais saudáveis que existem, a aveia é rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B1. ...
  • Iogurte integral. ...
  • Leite. ...
  • Tofu. ...
  • Ovos.

Confira as 5 melhores proteínas para incluir no cardápio diário

  1. Ovos. Para os nutricionistas, os ovos são uma das melhores fontes de proteínas para o corpo humano. ...
  2. Peito de frango. O peito de frango é ideal para a construção, reparação e manutenção dos músculos. ...
  3. Sardinhas e/ou salmão. ...
  4. Proteínas vegetais. ...
  5. Castanhas.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares. Já a proteína contida nos grãos rajados, possuem mais qualidade.

Grão-de-bico
Esse é um dos alimentos com mais proteínas vegetais e também o mais versátil na cozinha. Fonte de preparo de diversas receitas vegetarianas e veganas, ele entrega um alto teor proteico: 21,2 g para cada 100 gramas do alimento.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Fonte de proteínas
"Como o corpo humano não consegue produzir esse tipo de proteína sozinho, é preciso incluir o feijão e outros alimentos na dieta que forneçam esse nutriente", afirma a nutricionista Juliana Menezes, de São Paulo.

Proteína em excesso
Quando o indivíduo consome mais proteína que o indicado, acontece uma hiperfiltração nos rins por conta do excesso de ureia, ou seja, os rins trabalham mais para excretar a ureia e isso pode, em longo prazo, causar problemas como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins.

Tome medidas para reduzir a pressão arterial.
A pressão arterial elevada coloca uma grande quantidade de tensão sobre os rins, e visto que a proteinúria persistente (proteína elevada na urina) está quase sempre ligada a um problema nos rins, reduzir a pressão pode ajudar significativamente o problema.

Banana-Maçã
"É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.