O que faz atendimento ao SAC?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 26 de maio de 2023
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O Serviço de Atendimento ao Consumidor, mais conhecido como SAC, é composto por canais de atendimento oferecidos por uma empresa ao consumidor, para que ele possa obter informações, tirar dúvidas, dar sugestões, resolver problemas e fazer reclamações sobre a empresa, serviço ou produto.

Os SACs devem prestar informações, esclarecer dúvidas, registrar e solucio- nar reclamações, suspender ou cancelar serviços ou contratos, respeitando os direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara e de manter-se protegido contra práticas abusivas.

SAC é a sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor, um serviço prestado pelas empresas para atender seus clientes. O SAC pode acontecer por telefone, atendimento pessoal ou chatbot, dependendo da disponibilidade de tecnologias da empresa.

No cargo de Assistente de Atendimento ao Cliente se inicia ganhando R$ 1.323,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.169,00. A média salarial para Assistente de Atendimento ao Cliente no Brasil é de R$ 1.650,00.

O serviço de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC, é um canal que ajuda a estabelecer contato direto com a empresa e o cliente, seja para solucionar algum problema, ouvir reclamações, resolver chamados técnicos, indicar melhorias e entender as dores dos clientes.

O SAC é voltado para atender clientes que precisam solucionar dúvidas ou fazer reclamações. Já a ouvidoria é considerada o último canal onde o cliente deverá recorrer, sendo usada para solucionar casos que o SAC não conseguiu resolver, além de ser um canal para sugestões e elogios.

Por meio do Consumidor.gov, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Há inúmeras empresas participantes, nos mais variados ramos de atuação, conforme a lista disponibilizada no site.

Sumário

  1. Fique atento ao tempo do atendimento: cliente não gosta de esperar.
  2. 2 . ...
  3. Instrua seus colaboradores a serem sinceros, o cliente valoriza a verdade.
  4. Esteja sempre com calma, principalmente diante de clientes estressados.
  5. Incentive o dinamismo e foque na satisfação do cliente.
  6. Treine sua equipe.

A Lei nº 8.078/90 estabelecia um prazo de 05 (cinco) dias para resolução das demandas. A partir do novo decreto do SAC, as empresas possuem um prazo de ATÉ 07 (sete) dias corridos, contados a partir do registro, para solucionar a reclamação aberta pelo consumidor.

Direitos Fundamentais do Consumidor

  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Como deve ser
O SAC trabalha seguindo uma norma de atendimento, seguindo o formato de e-mail, a abertura de uma conversa por chat e outras ferramentas determinadas de acordo com o público-alvo. O atendimento online também pode ser feito, inclusive é um dos mais utilizados atualmente.

O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

A remuneração variável de Auxiliar Administrativo Sac em Brasil é de R$ 760, variando entre R$ 241 e R$ 1.625.

Assistentes de loja
Geralmente ficam responsáveis por buscar mercadorias no estoque, organizar a loja, reabastecer prateleiras, colocar etiquetas nos produtos e tarefas similares. Sua função difere do que um vendedor faz porque não precisam se envolver diretamente com clientes a não ser que lhes seja solicitado.