O que faz a voz ser grossa ou fina?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

Essa mudança pode começar a acontecer a partir dos 30 anos — especialmente nos homens. Isso torna as cordas vocais menos flexíveis. Os músculos que permitem que as cordas vocais se movam também começam a enfraquecer (assim como nossos outros músculos) à medida que envelhecemos.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Diana Goulart: A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcança o ouvinte. Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.

testosterona

O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.

O desconforto que sentimos por ouvir nossas vozes em gravações de áudio provavelmente se deve a uma mistura de fisiologia e psicologia. Por um lado, o som de uma gravação de áudio é transmitido ao seu cérebro de maneira diferente do som gerado quando você fala.

Isto acontece porque o som que ouvimos sofre a interferência da vibração do nosso corpo e isso faz com que o nosso “ouvido interno” ouça um som mais encorpado do que realmente é. Por causa disso quando você grava a sua voz ou quando você ouve ela sendo projetada por um microfone, você estranha o som da sua voz.

A primeira coisa que você precisa saber é que, sim, existe a possibilidade de se fazer um tratamento vocal para que alguns aspectos de nossa voz sejam alterados. Mas tudo isso deve ser feito de acordo com as possibilidades do seu corpo. Nossa voz é única e, mesmo se quisermos mudá-la, ela continuará única.

Baixo: apesar do nome, essa é a voz mais grave, popularmente chamada de voz grossa. É aquela voz dos locutores de rádio. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor consegue desenvolver as mais profundas sonoridades. Sua extensão vocal vai do DO 1 ao FÁ 3.

Rouquidão, cansaço ao falar, voz fina, grossa, fraca ou forte demais podem ser sinais de que você precisa ver um médico para identificar uma disfonia. Se você acha charmosa aquela voz rouca, saiba que o motivo dessa alteração pode ser um problema de saúde.

“O que sabemos é que pessoas da mesma família podem apresentar vozes muito parecidas por causa das semelhanças anatômicas. Além da anatomia, a voz depende de fatores culturais e familiares. Todos usam modulação, articulação, respiração e ressonância de jeitos diferentes e isso também faz com que a voz seja única.”

13 anos de idade

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

O período de melhor desempenho vocal está entre os 25 e os 40 anos de idade, mas pode haver exceções quando se possui boa saúde física e psicológica, além de fatores genéticos, sociais, ambientais e raciais.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.