O que faz a vela carbonizada?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Ela realiza a “explosão” da mistura ar/combustível necessária para que a combustão ocorra. Por se tratar de uma peça de extrema importância para o funcionamento da motocicleta, é fundamental que o cliente sempre faça as verificações do estado de conservação da peça.

O acúmulo de resíduos de carbono (daí o nome carbonização) ocorre porque a queima do combustível gera depósitos de carvão no motor independente da tecnologia utilizada, carburador ou injeção eletrônica. Porém, os sistemas eletrônicos são mais sensíveis a esses resíduos que se formam .

Um dos visíveis sinais de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado. Esses resíduos são consequência geralmente de combustíveis de má qualidade e quando submetidos a altas temperaturas tendem a se tornar condutores, prejudicando o funcionamento da vela.

Existem dois tipos, a limpeza física e a química, porém a escolha do método de limpeza depende do estado de carbonização das peças do motor. A limpeza física consiste na desmontagem das peças do motor, como cabeçote, remoção das válvulas de admissão e escape para realização da raspagem dos depósitos de carbono.

A carbonização pode ser definida, como sendo a operação de decomposição térmica que a madeira sofre na ausência ou presença controlada de ar (oxigênio), gerando um resíduo sólido, chamado de carvão vegetal, além de gases. Trata-se, especificamente, de uma reação de combustão incompleta ou indireta da madeira.

Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível. Essa anomalia pode ser resultado de um carburador mal ajustado, ou ainda do bloqueio do filtro de ar.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Não existem truques para evitar a carbonização, manutenções periódicas e preventivas são o melhor procedimento para retardar ao máximo a carbonização, mas vale ressaltar algumas dicas para o bom funcionamento do motor.

Não existe uma quilometragem ideal para se fazer a descarbonização do motor. A carbonização é decorrente do desgaste das peças móveis do motor , ou seja, o dito popular "queimando óleo" ou pelo tipo de combustível usado.

Basta saber qual a capacidade de óleo do motor do seu carro para perceber a quantidade de descarbonizador que deve verter, ainda assim, uma lata dá para descarbonizar um motor.

Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

A maneira mais fácil de identificar se começou a formar borra no motor do seu automóvel é abrir a tampa do motor e olhar lá dentro. Se você notar um líquido marrom, quase preto, com aparência viscosa, então seu automóvel está com problema.

A carbonização consiste em aquecer ao abrigo do ar uma matéria-prima, no caso a madeira, até sua decomposição parcial. O resultado desse tratamento é a obtenção de uma parte de carvão vegetal e, de outra parte, produtos voláteis, condensáveis ou não, denominados produtos da destilação da madeira.

O descarbonizante.
É utilizado para limpeza e descarbonização de carburadores e peças de motores em geral, com rápida ação descarbonizante e eficiente limpeza em alumínios e metais em geral. A limpeza interna e externa de diversas áreas do carro é feita com o descarbonizante.

car·bo·ni·zar zar. 2. Queimar completamente.

Principais sintomas do motor carbonizado
O carvão presente no motor causa perca de rendimento, aumento do consumo de combustível e ainda deixa a marca lenta irregular; Superaquecimento do motor, podendo até mesmo travar ou perfurar o topo do pistão.

ABREVIATURAS E SIGLAS DNA - ácido desoxirribonucleico 2. CONCEITO Denominam-se carbonizados aqueles cadáveres que tiveram os tecidos, total ou parcialmente, reduzidos ao estágio de “carvão”, por ação direta ou indireta de altas temperaturas, tendo o fogo como principal fonte causadora.

Para provar isso, aí vai uma experiência: quando você apaga uma vela, sai àquela fumaça branca do pavio. Pois então, essa fumaça é nada mais nada menos, que o vapor da cera que está se condensando. Se você pegar um fósforo aceso e encostar-se a essa fumaça, uma chama descerá e reacenderá o pavio novamente.