O que faz a radiofrequência no rosto?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No caso dos tratamentos faciais, a técnica é indicada para compensar sinais de envelhecimento, como rugas, linhas de expressão, perda do contorno do rosto, gordura localizada e flacidez.

Número de sessões
Devem ser respeitadas as frequências de 1 sessão semanal para o corpo e um intervalo a cada duas ou três semanas para o rosto. Para manutenção do resultado, devem ser realizadas novas sessões de radiofrequência anualmente.

Os resultados podem ser observados já a partir da terceira sessão e são progressivos. Para que sejam mantidos, novas sessões de radiofrequência devem ser feitas anualmente.

As próximas aplicações são feitas em intervalos de 15 a 30 dias, conforme a necessidade de cada pessoa. Ao término do tratamento, podem ser definidas sessões de manutenção depois de três ou quatro meses.

As sessões geralmente custam entre R$ 300,00, dependendo do número de tópicos que devem ser usados. O ácido hialurônico consiste na aplicação de preenchimentos reabsorvíveis para rugas e outras áreas do corpo e seu preço de cerca de R$ 500,00 por sessão, dependendo da marca e dos frascos necessários.

Logo após a radiofrequência, é normal que a pele apresente uma leve vermelhidão e inchaço suave a médio. Pode ainda haver urticária – caracterizada por vergões vermelhos e salientes na superfície da pele que geralmente provocam coceira – e marcas arroxeadas na pele.

É recomendado apenas que o paciente beba bastante água após as sessões e mantenha sempre uma dieta equilibrada. QUANDO APARECEM OS RESULTADOS? Os primeiros efeitos da radiofrequência aparecem já após a primeira sessão, com progressiva redução de medidas e melhora no aspecto da pele.

A versão Home Care é uma base gel-creme e pode ser usada após o procedimento de radiofrequência ou diariamente, de dia, combinado ao filtro solar, ou a noite.

Aposte em um tratamento anti-idade com dermocosméticos que hidratem a pele, contenham ativos poderosos, como o Ácido Hialurônico, e estimulem a produção de substâncias como o colágeno e a elastina. Por fim, tenha uma alimentação balanceada e não deixe de ingerir – pelo menos – dois litros de água por dia.

O aquecimento gerado pela radiofrequência costuma atingir as camadas mais profundas da pele, causando assim a contração das fibras de colágeno ali existentes, e estimulando os fibroblastos na formação de novas fibras10.

No caso do tratamento de redução das linhas de expressão, na primeira sessão de radiofrequência os resultados já podem ser ótimos. Já em caso de rugas mais profundas, a diferença vem a partir da 5ª sessão. A radiofrequência fracionada deve ser realizada em 3 sessões, a cada duas ou três semanas.

Rejuvenescimento – a radiofrequência é indicada para flacidez tissular (de pele) corporal e facial. O aumento do calor proporciona a contração das fibras colágenas e elásticas da pele, ocorrendo então a formação de um novo colágeno adicional, melhorando a tonicidade e sustentabilidade da pele.

No caso de outros tratamentos estéticos para tratamento no combate às rugas, o botox será usado no fim do tratamento. Pode ser combinado com radiofrequência, luz pulsada e lasers.

O número de sessões varia conforme a região tratada e os objetivos. Em geral, são necessárias de três a 10 sessões. Logo após a sessão, a pele apresenta vermelhidão e edema. Esses efeitos, no entanto, são transitórios, e o paciente pode retomar suas atividades normalmente após o procedimento.